ARAPIRACA – “Comissão Intergestores Regional se reúne em Arapiraca para discutir desafios da saúde em Alagoas”

Arapiraca sediou nesta quarta-feira (28) a primeira reunião do ano de 2024 da Comissão Intergestores Regional (CIR), evento de grande importância para a 2ª Macrorregião de Saúde. O encontro ocorreu no auditório do CRIA e contou com a presença de gestores das cidades das 7ª à 10ª região de saúde, incluindo a secretária Jackelline Barbosa.

O principal objetivo da reunião, que é realizada periodicamente, é promover a integração entre o Estado e o Município por meio de seus gestores e áreas técnicas. Neste espaço, são destacadas as demandas de cada cidade para que soluções para os desafios enfrentados pelo setor em Alagoas sejam debatidas e avaliadas.

Durante o encontro, foram abordados temas como a situação das arboviroses e da cobertura vacinal no estado, além da campanha antirrábica, do encerramento do mandato do Cosems e da apresentação da Rede Cievs, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

Outros assuntos discutidos incluíram o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família, o programa Incentivo de Atividade Física (IAF) para ampliar a prática na Atenção Primária, o projeto “Caravana da SUAP: construindo pontes entre gestão e serviços” e melhorias na assistência à saúde mental por meio do redesenho da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nas regiões.

Representantes de municípios como Piranhas, Dois Riachos, Palestina, Santana do Ipanema, Coité do Nóia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Tanque d’Arca e Arapiraca estiveram presentes, assim como membros da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

A secretária Jackelline Barbosa ressaltou a importância do encontro para o desenvolvimento do setor e enfatizou o compromisso do município em contribuir com a Rede de Saúde da região. Ela destacou a importância da colaboração e troca de experiências para enfrentar os desafios e melhorar o sistema de saúde como um todo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo