ARAPIRACA – Cerest de Arapiraca promove ações educativas para prevenção de problemas vocais em trabalhadores da Uneal e escolas municipais.

Na última quarta-feira, 17 de abril, a Escola Costa Rêgo, em Arapiraca, recebeu uma importante ação promovida pela Prefeitura da cidade em comemoração ao Dia Nacional da Voz, celebrado no dia anterior. O objetivo da iniciativa era conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal, especialmente para aqueles que utilizam a voz como ferramenta de trabalho.

Promovida pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a ação contou com a participação de estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) como público-alvo. O evento teve como foco a promoção e prevenção da saúde vocal entre a população trabalhadora, visando evitar problemas decorrentes do uso excessivo da voz.

De acordo com a coordenadora do Cerest, Wagda Costa, a iniciativa busca iniciar medidas preventivas antes mesmo que a voz seja utilizada como instrumento de trabalho, especialmente no caso de profissionais que têm uma alta demanda vocal, como os professores. Um dos principais objetivos da campanha é prevenir a disfonia vocal relacionada ao trabalho (DVRT), que pode resultar em afastamentos e absenteísmo no ambiente de trabalho.

Além dos cuidados com a voz no ambiente profissional, as ações também destacaram a importância da prevenção do câncer de laringe. O Brasil é o segundo país com mais casos desse tipo de câncer, por isso é fundamental incentivar a busca por profissionais qualificados para diagnóstico e tratamento precoce. Pacientes diagnosticados precocemente têm entre 75% e 95% de chances de cura.

Em continuidade à campanha, novas ações estão programadas para os dias 24 de abril, em Arapiraca, 23 de abril, em Jacaré dos Homens, e 7 de maio, em Jaramataia. Por meio dessas iniciativas, a Prefeitura de Arapiraca reforça o compromisso com a promoção da saúde vocal e a conscientização da população sobre os cuidados necessários para preservar a voz como um importante instrumento de comunicação e trabalho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo