Apetite por risco internacional e arrecadação recorde impulsionam alta do Ibovespa; ganhos externos limitam elevação.

O Ibovespa mostrou tendência de alta durante a manhã desta quinta-feira, 22, impulsionado pelo apetite por risco internacional e pelo forte resultado da arrecadação de impostos federais em janeiro. Os ganhos nos mercados de ações internacionais foram influenciados pelo balanço da Nvidia, que divulgou resultados recordes na quarta-feira à noite. No entanto, devido ao fato de que o Índice Bovespa tem poucas ações ligadas à tecnologia, a elevação foi limitada.

Mesmo com o recuo do petróleo e do minério de ferro, as ações relacionadas a esses setores apresentaram alta na maioria dos casos. Por volta das 11h20, a Vale subia 1,46% e a Petrobras ON avançava 0,39%, enquanto a PN cedia 0,09%. No dia anterior, o índice Bovespa fechou em alta de 0,09%, aos 130.031,58 pontos, pelo quinto pregão consecutivo de ganhos.

Além disso, a arrecadação de impostos e contribuições federais de janeiro de 2024 mostrou um saldo positivo, totalizando R$ 280,636 bilhões, representando um aumento de 6,67% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a dezembro de 2023, a arrecadação teve um aumento de 20,86% em termos reais. Segundo a Receita, esse é o melhor resultado para um mês, em toda a série histórica iniciada em 1995.

Apesar do resultado positivo, o desempenho da arrecadação em janeiro não eliminou a incerteza fiscal, segundo o sócio da One Investimentos, Lucca Ramos. Os investidores continuarão a monitorar os debates sobre temas fiscais, como o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira, que tratarão da agenda econômica.

Nos Estados Unidos, o foco está nos comentários de diversos dirigentes do Federal Reserve (Fed), um dia após a divulgação da ata de política monetária de janeiro, que reforçou a cautela e as apostas de um início de queda dos juros nos EUA em junho. O mercado está atento ao comportamento da inflação americana e a possíveis novidades nas falas dos diretores do Fed.

Às 11h26, o Ibovespa subia 0,42%, alcançando os 130.582,81 pontos, após ter atingido a máxima de 130.829,45 pontos. O desempenho do mercado financeiro nacional e internacional continuará sendo acompanhado ao longo do dia, à medida que novos desdobramentos na economia global venham a impactar os investidores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo