Apenas 31% das escolas públicas brasileiras possuem biblioteca, mostra levantamento da Atricon com base no Censo Escolar de 2022.

Apenas 31% das escolas públicas do Brasil possuem bibliotecas, de acordo com um levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Quando se considera apenas as unidades de ensino da educação infantil, a situação é ainda mais preocupante, com apenas 18% delas oferecendo uma seção exclusiva para os livros.

Este cenário reflete diretamente no acesso dos alunos a esse recurso educacional essencial. De acordo com os dados levantados, 52% dos estudantes matriculados na rede pública não têm acesso a bibliotecas na escola.

Ao analisar o panorama por nível de ensino, observa-se que 78% dos alunos da educação infantil, o que equivale a quase 5,2 milhões de crianças, não têm acesso a bibliotecas em suas escolas. No ensino fundamental, o número cai para 51%, o que representa mais de 11 milhões de alunos. Já no ensino médio, o percentual é de 31%, o que equivale a 2 milhões de estudantes.

A pesquisa também revelou que as escolas federais saem na frente, com 98% delas oferecendo bibliotecas para os alunos. Já na rede estadual, o percentual cai para 61%, enquanto nas escolas municipais o número é ainda mais baixo, com apenas 23% delas contando com esse espaço.

Os dados mostraram também disparidades entre os estados brasileiros. Por exemplo, Acre, São Paulo e Maranhão registram os menores percentuais de alunos matriculados em escolas com bibliotecas, enquanto Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná concentram mais estudantes em instituições de ensino que oferecem esse recurso.

A universalização das bibliotecas na rede pública de ensino, prevista por uma lei aprovada em 2010, não foi cumprida no prazo estabelecido de dez anos. Segundo o presidente da Atricon, Cezar Miola, é importante que os números levantados sirvam de base para o desenvolvimento de políticas públicas que visem solucionar as lacunas do sistema escolar, principalmente em contextos de grandes desigualdades.

Diante desse cenário, a presença de bibliotecas e o acesso dos alunos a livros e outros materiais de leitura são aspectos fundamentais para o desenvolvimento educacional no país. A falta de investimentos nessa área pode impactar diretamente nos resultados escolares e na formação dos estudantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo