Alurb intensifica limpeza de canais para evitar alagamentos e poluição das praias em Maceió, retirando mais de 2 mil toneladas de detritos.

A cidade de Maceió está enfrentando um desafio constante com as chuvas que atingem a região e causam diversos transtornos para a população. Pensando em minimizar as consequências dessas chuvas e evitar que o lixo descartado irregularmente pela cidade chegue ao mar, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) está atuando de forma intensa na limpeza de canais em pontos críticos da capital.

Até o final de fevereiro, mais de 2 mil toneladas de detritos, como barro, lixo domiciliar, recicláveis e móveis inservíveis, já foram retiradas dos córregos da cidade. Essa quantidade de resíduos seria suficiente para encher cerca de 170 caçambas, com uma média de 12 toneladas cada. Com esse trabalho, as águas pluviais têm mais facilidade para escoar, reduzindo as chances de alagamentos e intervenções nas principais avenidas, grotas e comunidades ribeirinhas de Maceió.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca a importância desse trabalho e as suas consequências positivas para a cidade. Segundo ele, a limpeza diária dos canais, seja de forma manual ou mecanizada, evita transtornos para a população e garante o correto escoamento das águas pluviais, além de manter o lixo longe das praias e lagoas da região.

Além da limpeza de canais, a Alurb também está atuando na foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, com equipes de limpeza em tempo integral. O órgão tem mapeado diversos locais que necessitam desse serviço e realiza visitas periódicas para garantir a execução adequada das atividades. O objetivo é tornar o período chuvoso menos preocupante para os moradores que residem próximos aos córregos, assegurando que não ocorrerão alagamentos e os malefícios causados por eles serão evitados.

Dessa forma, a Alurb segue empenhada em realizar ações preventivas e de limpeza para garantir mais segurança e qualidade de vida para a população de Maceió durante o período chuvoso.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo