Alunos do CFAP da Polícia Militar de Alagoas visitam a sede da Polícia Científica para conhecer a atividade de perícia criminal

No último dia XX, integrantes do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar realizaram uma visita à sede da Polícia Científica de Alagoas (Polcal). O objetivo da visita foi conhecer as atividades de perícia criminal desenvolvidas pelo órgão, que desempenham um papel fundamental no combate à violência e na elucidação de crimes no estado.

Os alunos, pertencentes ao 22º pelotão de Arapiraca, tiveram a oportunidade de visitar as dependências do Instituto de Criminalística, onde puderam conhecer a estrutura e os laboratórios forenses. Além disso, tiveram aulas práticas de várias áreas de atuação do órgão, o que proporcionou uma experiência enriquecedora e esclarecedora para os futuros soldados da PM.

A visita técnica foi solicitada pelo sargento da Polícia Militar, Ismair Santiago, do Grupamento Aéreo da SSP, um dos instrutores do polo do CFAP em Arapiraca. Para Santiago, a integração entre os órgãos é de extrema importância para a formação dos futuros soldados e para os PMs já formados, uma vez que a perícia criminal é uma área com a qual eles certamente irão se deparar no decorrer de suas carreiras.

Durante a visita técnica, os soldados tiveram a oportunidade de receber instruções sobre a importância do isolamento de locais de crime, ministradas pelo perito criminal Gerard Deokaran. O perito ressaltou a importância dessas orientações para o entendimento dos policiais militares sobre o reconhecimento e o isolamento na preservação de vestígios, evitando perdas e possibilitando um serviço técnico mais preciso por parte do Instituto de Criminalística.

Além disso, os soldados foram divididos em grupos menores para realizar a visita técnica nos laboratórios forenses, onde puderam conhecer de perto equipamentos e técnicas utilizados em exames periciais em entorpecentes, em amostras e vestígios biológicos, e em armas e elementos de munição.

O chefe do Laboratório Forense, Rosana Coutinho, apresentou aos praças a unidade laboratorial de Genética Forense, onde são realizados exames para identificação de criminosos, de corpos não identificados, e outras provas técnicas para elucidações de crimes.

Para Gerard Deokaran, perito criminal responsável por ministrar instruções, é de extrema importância que as polícias militar e científica se alinhem, criando uma disciplina na qual peritos criminais possam ensinar de maneira específica as atividades de perícia criminal para que as duas instituições trabalhem de forma mais integrada no combate à violência.

A visita técnica foi uma oportunidade enriquecedora para os futuros soldados da PM, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos e a compreensão da importância da perícia criminal no trabalho de investigação e elucidação de crimes. A integração entre os órgãos é fundamental para fortalecer a atuação das forças de segurança do estado de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo