Alunos da Unit Alagoas realizam trabalho sobre posvenção ao suicídio

O suicídio é um dos temas amplamente abordados dentro da área acadêmica. Porém, existe um tabu quando o assunto é sobre os cuidados (posvenção) que devem ser tomados com familiares e amigos que vivenciam o drama do suicídio. E é sobre isso que trata o trabalho ‘Luto por suicidio’, organizado pelos alunos da disciplina “Experiência Extensionista I”, dos curso de Psicologia e Arquitetura do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL).

Os alunos envolvidos no projeto de extensão acreditam que, trazendo à tona essa temática, demonstrando como o luto por suicídio possui características sutis, é possivel confortar quem está vivenciando essa situação e, ao mesmo tempo, conscientizar os demais que possam vir a ter contato com algum enlutado por suicídio.

Segundo Homero Neto, aluno do 3º período de Psicologia, o trabalho tem como principal objetivo evidenciar a necessidade da posvenção, tendo como foco o processo do luto por suicídio e suas particularidades, tratando sobre a importância das redes de apoio nessa reconstrução psicologica.

“Tivemos contato com o assunto do suicídio através de professores, congressos, eventos e estudos e, ficou evidente o quanto se fala sobre a prevenção ao suicídio e o quão pouco é abordado sobre a posvenção, que é o cuidado aos amigos e familiares enlutados pelo suicídio. Não falo isso minimizando o valor que tem uma boa campanha de prevenção, mas sim, criando um comparativo com a diferença de visibilidade que esses dois tipos de cuidado possuem”, destaca o Homero.

O trabalho ‘Luto por suicidio’, funciona como uma cartilha e está espalhado pelos murais dos blocos da Unit/AL, expondo tópicos como o processo de luto, a ressignificação desse luto e a importância de possuir uma rede de apoio. Os alunos também disponibilizaram um link contendo os informativos da campanha (https://linktr.ee/contatoslutosuicidio?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=4ef6c706-98ee-44e2-96d4-fd45a28dfb0b). Além de ser educativo, o material apresenta uma lista de contatos que podem funcionar como uma via emergencial, como Samu, Centro de Valorização da Vida, Caps e Ong Cavida.

“O material trata da importância das redes de apoio nesse processo, por isso indicamos uma lista de contatos de profissionais e de grupos de apoio de enlutados por suicídios. Sabemos que o atendimento de profissionais da saúde mental de forma particular pode exigir custos financeiros nem sempre acessíveis, contudo, os tipos de atendimento listados por nós são todos gratuitos”, ressalta.

O trabalho foi organizado pelos alunos Diogo Felix Coelho, David Rangel Faezy, Homero Inojosa de Andrade Neto, Teresa de Lisieux Moura Olímpio Gouveia, Huan Carlos dos Santos e Silva e Bianca Pereira Soares, orientados pela Professora Mônica Melo Gomes do Nascimento. Todo o material está disponível no instagram @olutoporsuicidio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo