Aluguéis residenciais têm queda de 1,74% em setembro, segundo Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar)

De acordo com o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), os aluguéis residenciais apresentaram uma queda de 1,74% em setembro, após terem registrado um aumento de 1,86% em agosto. No acumulado de 12 meses, o índice acumulou uma alta de 5,64%.

O Ivar foi criado com o objetivo de medir a evolução mensal dos valores dos aluguéis residenciais no mercado de imóveis no Brasil. Diferentemente das informações obtidas anteriormente, que se baseavam em anúncios de imóveis residenciais para locação, o índice agora é calculado com base em contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis.

Em relação às quatro capitais que compõem o índice da FGV, observou-se um cenário diversificado no mês de setembro. Em São Paulo, o aluguel residencial apresentou uma queda de 0,34%, após ter registrado uma alta de 1,46% em agosto. No Rio de Janeiro, por sua vez, houve um aumento de 1,08%, enquanto no mês anterior a elevação tinha sido de 1,09%. Já em Belo Horizonte, houve uma redução de 0,02%, após uma alta de 2,84% em agosto. E, por fim, em Porto Alegre, os aluguéis residenciais sofreram uma queda expressiva de 6,83%, após terem apresentado uma elevação de 2,50% no mês anterior.

No acumulado de 12 meses, verificou-se um avanço de 6,24% nos aluguéis residenciais em São Paulo. Em Belo Horizonte, o aumento foi de 10,15%, enquanto no Rio de Janeiro a alta foi de 9,76%. Já em Porto Alegre, ocorreu uma queda de 1,23%.

Esses resultados refletem um cenário de volatilidade no mercado imobiliário residencial brasileiro. A variação nos preços dos aluguéis pode estar relacionada a diversos fatores, como a oferta e demanda por imóveis, condições econômicas gerais, variações nos índices de inflação, entre outros. É importante destacar que essas oscilações podem ter impacto direto na tomada de decisão tanto dos locadores quanto dos locatários.

Cabe ressaltar que a divulgação de índices como o Ivar é fundamental para que investidores, empresas e demais interessados possam acompanhar a evolução dos valores dos aluguéis residenciais e, assim, tomar decisões mais embasadas no que diz respeito ao mercado imobiliário. Esses dados auxiliam na compreensão do setor e são importantes referências para a realização de estudos e análises sobre a economia como um todo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo