Alerta médico: rolhas de garrafas de espumante e vinho podem causar cegueira em 0,05 segundos

Os perigos das rolhas de garrafas de espumante e de vinho para a saúde ocular têm preocupado médicos e especialistas em oftalmologia. Segundo estudos, as rolhas podem alcançar uma velocidade de até 80 km/h e atingir o olho de uma pessoa em apenas 0,05 segundos, o que pode causar sérios problemas oculares, incluindo a cegueira. Por isso, os especialistas sugerem que as garrafas venham com tampas de rosca para evitar lesões e que os rótulos das bebidas tragam advertências de precaução para os consumidores.

De acordo com especialistas do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Cambridge, as lesões oculares causadas por rolhas de garrafas de champanhe são uma ameaça substancial à saúde ocular. Um estudo publicado em 2005 revelou que as rolhas de garrafas de champanhe foram responsáveis por 20% das lesões oculares relacionadas com tampas de garrafas nos EUA e 71% na Hungria. Além disso, uma revisão de 2009 de 34 casos de lesões oculares causadas por rolhas e tampas de garrafas de vinho espumante na Itália encontrou lesões graves, como sangramento, luxação do cristalino e formação traumática de catarata.

A gravidade das lesões causadas pelas rolhas de garrafas foi evidenciada pelo caso do astro do reality Love Island, Theo Campbell, que perdeu a visão do olho direito depois que uma rolha de garrafa atingiu seu rosto durante suas férias em Ibiza, em 2019. Campbell precisou passar por duas cirurgias para tentar reverter a lesão. Outro caso alarmante foi o do ciclista Biniam Girmay, que abriu uma garrafa de prosecco para comemorar sua vitória no Giro d’Italia e teve o olho atingido pela tampa, o que o obrigou a desistir da fase seguinte da competição.

Diante desses casos, os especialistas recomendam algumas medidas de precaução para evitar lesões oculares durante os brindes. Uma das dicas inclui resfriar a garrafa antes de abri-la para reduzir a pressão e a velocidade da rolha, além de neutralizar a força de movimento ascendente da rolha pressionando-a para baixo. Essas orientações são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a segurança ocular durante a abertura de garrafas de espumante ou de vinho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo