Alerta do Inmet: Novo ciclone extratropical deve atingir Sul do País na véspera de Natal, com previsão de tempestades e ventos fortes.

O Sul do Brasil está mais uma vez em alerta devido à chegada de um novo ciclone extratropical, podendo trazer fortes tempestades e rajadas de vento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na sexta-feira, 22, indicando que as áreas de instabilidade causadas pelo calor e pela alta umidade podem ocasionar tempestades já no sábado, 23, atingindo o norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste, incluindo São Paulo.

Esta previsão vem meses depois de um ciclone atingir 70 municípios gaúchos em setembro, deixando mais de 50 mortos e milhares desalojados ou desabrigados. De acordo com o Inmet, o padrão meteorológico atual antecede a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria no final do domingo e durante a segunda-feira, 25, na Região Sul. A previsão indica chuvas fortes, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo.

O instituto alerta que a formação do ciclone começa no fim de domingo, principalmente na madrugada de segunda, entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul. O fenômeno ganha força sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, provocando áreas de instabilidade em grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.

As rajadas de vento podem atingir de 80 a 100 km/h na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira. Além disso, há previsão de ventos fortes na faixa leste da Região Sul e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro na terça-feira. Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão com vento frio e seco favorece a queda nas temperaturas nos estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste, incluindo parte de São Paulo.

Em Santa Catarina, o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil estadual, alertou para tempo instável no fim de semana, com risco de temporais acompanhados de rajadas de vento e raios. “Estas condições podem provocar transtornos como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica, assim como alagamentos e enxurradas pontuais”, disse. O alerta incluiu a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí.

Com a aproximação do Natal, o Sul do Brasil enfrenta mais uma vez os desafios trazidos por fenômenos meteorológicos extremos, colocando autoridades e equipes de resgate em alerta para possíveis danos e transtornos que podem ser causados por este novo ciclone extratropical.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo