ALAGOAS – Vice-reitora da Uncisal integra delegação em visita ao continente africano, fortalecendo parcerias internacionais.

A vice-reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Ilka do Amaral Soares, está participando de uma missão internacional na África do Sul, a convite da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Ao todo, a comitiva é composta por 39 representantes de instituições filiadas à Abruem e tem visitado universidades nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johannesburg.

O objetivo da missão é compartilhar conhecimentos e discutir parcerias com outras instituições de ensino superior. Durante as visitas, as universidades apresentam suas potencialidades e possibilidades de parceria. Além disso, a comitiva tem a oportunidade de conhecer os campus e os laboratórios de pesquisa das universidades visitadas.

Ilka do Amaral Soares ressalta a importância dessas parcerias internacionais para a universidade, sobretudo para a área de pesquisa, pós-graduação e mobilidade acadêmica. A missão está apenas no início, mas já manifesta grandes oportunidades.

A comitiva iniciou suas atividades em Durban, onde visitou a University of Kwazulu-Natal (UKZN) e a Durban University of Technology. Na cidade, os participantes também tiveram a oportunidade de participar do workshop de Liderança Global, co-organizado pela Associação Internacional de Educação da África do Sul (Ieasa) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

A próxima cidade a ser visitada é a Cidade do Cabo, considerada o segundo maior centro financeiro, econômico e comercial da África do Sul. Lá, serão conhecidas as instituições Stellenbosch University (SUN), University of Western Cape (UWC) e University of Cape Town (UCT).

Em seguida, a comitiva seguirá para Port Elizabeth, onde visitarão a Nelson Mandela University – Campus Sul e Rhodes University. A última cidade a ser visitada é Johannesburg, capital da província de Gauteng, onde conhecerão as universidades University of Johannesburg (UJ), University of the Witwatersrand (WIT), University of Pretoria (UP) e University of South Africa (Unisa). Além disso, também está prevista uma visita à sede da Embaixada do Brasil.

A missão da Abruem à África do Sul seguirá até o dia 2 de setembro e busca fortalecer a internacionalização das universidades brasileiras, por meio de acordos de cooperação e encontros diplomáticos. A Abruem é uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina, atuando diretamente em 22 estados do Brasil e buscando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo