ALAGOAS – “Técnicos do IMA se reúnem com geólogos do Rio de Janeiro para discutir impactos da mineração em Maceió”

No início da manhã desta segunda-feira (4), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) recebeu a visita de geólogos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM). O encontro teve como objetivo reforçar o grupo de trabalho que acompanha a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange, em Maceió, e que continua sob risco de colapso devido às atividades de mineração da Braskem.

A reunião contou com a participação do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés, e teve início com uma apresentação do histórico das subsidências provocadas pela mineração da Braskem desde 2018, realizada por técnicos do IMA, coordenados pelo geólogo Jean Melo, e pelo coordenador de Gerenciamento Costeiro do órgão, Ricardo César.

Durante a apresentação, foi informado que, embora a velocidade de deslocamento da mina 18 tenha reduzido nas últimas 24 horas, a área ainda continua sob risco. O coronel Moisés ressaltou a importância da presença da equipe do DRM, que está contribuindo com análises e estudos para tranquilizar a população e definir os próximos passos a serem tomados.

O presidente do DRM, Luiz Cláudio Almeida Magalhães, destacou a parceria entre os governos de Alagoas e do Rio de Janeiro, ressaltando a expertise da equipe que foi enviada a Alagoas. Ele afirmou que a intenção é realizar um sobrevoo na área afetada para entender a amplitude do problema e auxiliar o governo de Alagoas da melhor maneira possível.

O geólogo do IMA, Jean Melo, enfatizou a importância do encontro para debater as ações técnicas de monitoramento e acompanhamento da situação, e ressaltou que todas as medidas adotadas pelo IMA desde o início do evento foram repassadas para a equipe de geólogos do DRM.

Durante a reunião, foi acordado que análises e estudos comparativos serão realizados para determinar os próximos passos a serem tomados em relação à situação da mina 18. As equipes técnicas dos dois institutos continuarão trabalhando em conjunto ao longo da semana para buscar soluções efetivas para os impactos da mineração em Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo