ALAGOAS – SSP promove reunião com conselheiros tutelares para alinhar atendimento a casos de violência contra menores em Maceió

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou, na tarde desta terça-feira (20), uma reunião com conselheiros tutelares de Maceió para alinhar protocolos de atendimento a casos de violência contra menores de idade. O encontro aconteceu na sede da SSP, no Centro de Maceió.

Durante a reunião, os conselheiros tutelares da capital tiveram a oportunidade de conhecer a ferramenta do 181, que é o Disque Denúncia, que recepciona denúncias de violência contra a criança e o adolescente. Além dos conselheiros tutelares, também estiveram presentes policiais da Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DCCCA) e do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad), da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).

O objetivo principal da reunião foi promover a integração entre os conselheiros tutelares e as autoridades responsáveis pela segurança pública. Além disso, pretende-se alinhar os procedimentos de atendimento de ocorrências de violência contra menores, a partir dos debates promovidos nesse encontro.

Segundo a coordenadora do 181, Eliane Araújo, outras reuniões serão realizadas e mais atores do poder público serão convidados a participar das tratativas, a fim de melhorar o fluxo de atendimento. Ela ressaltou a relevância do encontro, tendo em vista o volume considerável de denúncias de agressão e de violência a menores que o Disque Denúncia recebe em Maceió. Isso demonstra a necessidade de alinhar estratégias para combater de forma mais efetiva estes crimes.

Além das questões relacionadas à violência contra menores, a reunião também serviu para dar as boas-vindas aos conselheiros tutelares que tomaram posse em janeiro deste ano. Esse momento proporcionou a oportunidade de mostrar um pouco dos serviços oferecidos pela Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com a representante da SSP, é importante destacar que atualmente existe o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que recepciona as denúncias e as encaminha para os conselhos tutelares. No entanto, no âmbito estadual, o Disque Denúncia também pode ser utilizado pela população para denunciar casos de violência física, psicológica e outras situações em que a integridade física de menores de idade esteja em risco.

A realização dessa reunião demonstra o compromisso e o esforço das autoridades locais em promover um diálogo constante e efetivo para a prevenção e combate à violência contra menores, demonstrando a importância da integração entre diferentes órgãos e instituições para a proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo