ALAGOAS – “Sisu anuncia oferta de 7558 vagas em Alagoas para candidatos aprovados no Enem”

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está oferecendo um total de 7.558 vagas em Alagoas para o ano de 2024. As instituições que estão participando desta oferta são a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Na Ufal, serão disponibilizadas 5.423 vagas, distribuídas entre 109 cursos presenciais de graduação nos campi localizados em Maceió e no interior de Alagoas. Dessas vagas, 2.565 se destinam à ampla concorrência e 2.858 são reservadas para candidatos que se encaixam nos critérios de reserva de vagas. Já a Uneal terá 1.115 vagas, distribuídas em 33 cursos de graduação em diversos campi no estado. Por sua vez, o Ifal disponibilizará 620 vagas em 13 cursos de graduação nos campi de Maceió, Satuba e Penedo. Por fim, a Uncisal oferecerá 400 vagas para diversos cursos de bacharelado e cursos superiores.

Uma novidade para este ano é a atualização da Lei de Cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda, que antes era de 1,5 salário mínimo por pessoa da família e agora é de até 1 salário mínimo por pessoa da família.

Os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar o Sisu no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro. Este ano, o Sisu ofertará apenas uma edição.

A iniciativa do Sisu é criar uma porta de entrada para que os candidatos aprovados no Enem possam ingressar no ensino superior. Mais informações sobre a oferta de cursos podem ser encontradas nas páginas das respectivas instituições.

Como sempre, a oferta do Sisu representa uma ótima oportunidade para os estudantes alagoanos que buscam realizar o sonho de ingressar no ensino superior. O sistema é uma forma de democratizar o acesso à educação superior no país, e as vagas oferecidas representam uma grande oportunidade para os jovens que desejam alcançar esse objetivo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo