ALAGOAS – Sesau promove capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita para profissionais de saúde em Maceió

No último dia 16 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu uma importante capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita. O evento, que aconteceu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Maceió, reuniu médicos, enfermeiros, coordenadores de Atenção Básica e farmacêuticos que atuam nas I e II Macrorregiões de Saúde de Alagoas.

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii, podendo afetar tanto humanos quanto outros animais. A transmissão ocorre principalmente através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de gatos infectados, assim como pelo consumo de carne crua ou mal cozida. Durante a gravidez, a doença pode ser transmitida verticalmente da mãe para o feto, podendo resultar em complicações graves, como aborto espontâneo, parto prematuro, malformações congênitas e danos neurológicos.

A supervisora de Atenção à Saúde da Criança, Diolyne Barros, ressaltou a importância do acompanhamento adequado da gestante, por meio de consultas e exames pré-natais, para garantir a segurança e saúde tanto da mãe quanto do bebê. Ela destacou ainda o papel da gestão estadual de saúde na capacitação e apoio técnico à Atenção Primária, além da manutenção de unidades de referência, como o Hospital da Mulher, para assegurar um atendimento completo e humanizado às alagoanas.

O objetivo da capacitação promovida pela Sesau foi ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde e gestores sobre o diagnóstico e tratamento da toxoplasmose gestacional e congênita. Essa iniciativa visa prevenir e minimizar os riscos associados a essa doença infecciosa, que pode trazer graves consequências para a saúde das gestantes e dos bebês.

Portanto, a realização desse evento se mostra fundamental para a atualização e qualificação dos profissionais de saúde que lidam diretamente com a prevenção e tratamento da toxoplasmose gestacional e congênita, reforçando o compromisso da Sesau com a promoção da saúde e bem-estar da população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo