ALAGOAS – “Segurança Pública e Educação discutem medidas para combater violência nas escolas”

No último dia 22 de setembro, gestores da Educação e representantes da Segurança Pública se reuniram para discutir os registros de violência em escolas, durante uma nova reunião do grupo que integra o Observatório da Segurança. O objetivo do encontro foi desenvolver políticas de prevenção e combate de ocorrências violentas nas unidades de ensino do Estado de Alagoas.

Durante a reunião, os integrantes do observatório debateram novas ações e alinharam um plano de ação para combater e prevenir incidentes em ambientes escolares. Para isso, eles vão analisar os livros de ocorrências escolares de todas as unidades de ensino da rede estadual, a fim de identificar quais tipos de situações mais ocorrem. Com base nesses dados, serão desenvolvidas políticas para prevenir que novas situações de violência ocorram nas escolas.

O projeto elaborado pelo grupo de trabalho, denominado Projeto SSP na Escola, será apresentado ao Secretário da Segurança Pública e tem como objetivo atuar com todas as forças de segurança no contexto preventivo e repressivo. Após analisar as comunidades que possuem maior índice de violência escolar, o grupo pretende desenvolver ações de proximidade, como palestras e atividades no entorno das unidades de ensino, visando entender o fenômeno e resolver esses problemas.

Além das ações desenvolvidas pelo observatório, a Secretaria de Estado da Educação está promovendo um ambiente escolar cada vez mais seguro em Alagoas. Através de parcerias com a Secretaria, estão sendo realizadas ações de capacitação de profissionais de vigilância e o programa Proerd, que previne o uso de drogas.

O Observatório da Segurança foi criado por meio de uma portaria publicada em abril deste ano e visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos ou programas de segurança escolar. Além disso, as ações do observatório devem ser articuladas com outros parceiros dos segmentos da educação, esporte e cultura, justiça e instituições de ensino, além da própria comunidade.

A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria de Segurança Pública e outros técnicos da área de segurança. Essa integração entre os diferentes setores é fundamental para promover um ambiente escolar seguro e prevenir a violência nas escolas de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo