ALAGOAS – “Sefaz realiza palestras sobre educação fiscal em universidades de Maceió para conscientização sobre o Programa de Educação Fiscal e a campanha da NFC”

Na última semana, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) promoveu uma série de palestras sobre educação fiscal em duas faculdades de Maceió. O objetivo dessas palestras foi dar sequência à conscientização sobre o Programa de Educação Fiscal (PEF) e a campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC), visando disseminar a importância da educação fiscal para os cidadãos alagoanos.

A iniciativa aconteceu na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) nos dias 7 e 8 de novembro e no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) na última segunda-feira, dia 13. Durante os eventos na Uneal, representantes da Sefaz, Receita Federal, Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco) e Seduc estiveram presentes. Além disso, duas instituições sociais envolvidas na campanha, o Instituto Espírita Manoel Batista e a Instituição Mãe das Graças, compartilharam suas experiências sobre os recursos recebidos para suas atividades.

Yuri Miranda, presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz, ressaltou a importância dessas atividades, destacando que elas permitem a divulgação dos fundamentos da educação fiscal em diversas áreas do conhecimento.

Nadja Peixoto, professora do curso de administração pública da Uneal, elogiou o Programa de Educação Fiscal em Alagoas, destacando-o como uma das melhores propostas de conscientização para o verdadeiro conceito de cidadania no desenvolvimento do estado. Ela enfatizou a importância de instruir e debater sobre a dinâmica do recolhimento do ICMS em todos os níveis de ensino e na área acadêmica.

Já na Uninassau, Vitor Montenegro, coordenador do curso de direito, enfatizou a relevância das palestras para o conhecimento dos universitários quanto à educação fiscal. Segundo ele, a parceria com a Secretaria da Fazenda é fundamental para fomentar a educação fiscal na vida de todos, inclusive dos futuros operadores do direito.

Essa iniciativa da Sefaz demonstra o comprometimento do órgão em promover a conscientização e a educação fiscal para os cidadãos alagoanos, visando uma participação mais ativa e informada da população nos assuntos fiscais e tributários do estado. A disseminação desses conhecimentos em ambiente acadêmico é um passo importante para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes na sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo