ALAGOAS – “Sefaz orienta contribuintes a identificar fraudes no boleto de pagamento do IPVA 2024 e alerta sobre prazos”

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) está emitindo um alerta aos contribuintes sobre a identificação de possíveis fraudes no boleto de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. De acordo com a Sefaz, a emissão dos boletos é feita exclusivamente pelo site do órgão (sefaz.al.gov.br) ou no portal do imposto (ipvaonline.sefaz.al.gov.br), e qualquer outro link compartilhado pelo WhatsApp é falso.

A orientação da Sefaz é que, caso o contribuinte tenha caído em um golpe, é preciso abrir um Boletim de Ocorrência (BO) e fazer o relato da reclamação na Ouvidoria do órgão em e-ouv.al.gov.br. Além disso, eles enfatizam que a quitação do IPVA não pode ser feita por PIX ou por outros meios.

No que diz respeito ao pagamento do imposto, os contribuintes têm a opção de efetuá-lo à vista ou em até seis parcelas mensais e sucessivas. O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100,00. A Sefaz informa ainda que será concedido um desconto de 5% no pagamento integral efetuado até o dia 31 de janeiro de 2024, ou parcelado se for cadastrado na campanha Nota Fiscal Cidadã (nfcidada.sefaz.al.gov.br).

Além disso, a Sefaz ressalta que cada final de placa tem uma data-limite para a quitação da cota única sem desconto ou da primeira parcela. Por exemplo, as placas de finais 1 e 2 têm até 29 de fevereiro, as placas de finais 3 e 4 até 28 de março, as placas de finais 5 e 6 até 30 de abril, as placas de finais 7 e 8 até 31 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 28 de junho.

Como forma de esclarecer e alertar os contribuintes, a Sefaz disponibilizou o boleto do IPVA 2024 no site oficial do órgão. Além disso, a assessoria de comunicação da Sefaz divulgou imagens no site oficial, acompanhadas de um comunicado oficial sobre as medidas de segurança para evitar fraudes.

Diante disso, os contribuintes são orientados a ficarem atentos e acessarem apenas os canais oficiais da Sefaz para a emissão dos boletos de impostos, a fim de evitar possíveis golpes e fraudes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo