ALAGOAS – “Seduc inicia seleção de gerentes especiais de educação para biênio 2024/2025 visando melhoria do desempenho escolar”

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas está iniciando o processo seletivo para os cargos de gerentes das treze Gerências Especiais de Educação (GEEs), que irão exercer suas funções no biênio 2024-2025. Essas gerências funcionam como representações em miniatura da Seduc em todo o estado e são responsáveis por garantir a qualidade da educação em suas regiões, promovendo a formação continuada de professores e gestores, além de desenvolver ações para melhoria do desempenho escolar.

O processo seletivo seguirá critérios de mérito, com os gestores (incluindo adjuntos) em efetivo exercício da função durante o período de aplicação do SAEB 2021 nas unidades de ensino das redes públicas estadual ou municipais que atingiram maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas respectivas GEEs, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, sendo elegíveis para participar da seleção.

A seleção consiste em cinco etapas, sendo as três primeiras eliminatórias. A primeira etapa é a convocação e preenchimento de um formulário disponível no site da Seduc, seguida pela apresentação de um estudo de caso, presencial, com proposição de solução ao problema apresentado pela equipe avaliadora, entrega de um plano de gestão e documentação do candidato. Os candidatos que avançarem para a terceira etapa deverão se submeter a uma entrevista presencial e individual, na qual serão observadas habilidades relacionadas a competências como liderança, gestão de resultados, comunicação, trabalho colaborativo e equidade. As últimas duas etapas serão classificatórias, compreendendo a análise do currículo e do plano de gestão do candidato.

Os profissionais selecionados assumirão a gestão das GEEs nas seguintes regiões e municípios-sede: Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Piranhas e Rio Largo. Todo o processo será finalizado com a apresentação dos 13 nomes ao governador Paulo Dantas, a quem caberá a nomeação. A publicação do decreto com a nomeação dos gerentes do biênio 2024-2025 deve acontecer até o final do mês.

O modelo meritocrático adotado desde 2015 pelo Governo de Alagoas valoriza e reconhece o trabalho desenvolvido por gestores de escolas que obtêm bons resultados no Ideb e experiências exitosa de gestão escolar. As Gerências Especiais de Educação desempenham um papel fundamental na articulação de ações entre as escolas e a Seduc, assegurando a implementação das políticas educacionais e fortalecendo o Regime de Colaboração. Assim, a seleção dos gerentes especiais é um passo importante para garantir a continuidade do compromisso com a excelência educacional em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo