ALAGOAS – Secretários da Fazenda destacam solidez financeira de Alagoas e capacidade de pagamento estável, permitindo novos investimentos e empréstimos vantajosos.

Em recente reunião do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e DF (Comsefaz), realizada em Brasília, foi apresentado um panorama preocupante em relação à redução do índice de Capacidade de Pagamento (Capag) em oito estados brasileiros no último ano. No entanto, Alagoas se destaca positivamente, mantendo uma nota consistente (B) para a gestão da conta corrente líquida, o que aponta para a solidez do estado em honrar seus compromissos financeiros.

O estado de Alagoas vem mantendo uma sólida capacidade de pagamento desde 2016, o que garante a aprovação para a renovação de novas operações de crédito com respaldo do Tesouro Nacional. Mesmo diante do aumento de despesas registrado em 2023, principalmente devido aos reajustes salariais concedidos aos servidores estaduais, Alagoas conseguiu manter sua avaliação de Capag com rating B e sua liquidez avaliada com nota A.

Além disso, Alagoas se destaca no cenário nacional por manter uma gestão fiscal responsável, pagando suas contas em dia, cobrando menos impostos e podendo captar recursos para investimentos essenciais em infraestrutura, educação e saúde. A secretária de Fazenda do estado, Renata dos Santos, ressaltou o comprometimento do governo alagoano em manter uma gestão fiscal responsável e trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população.

A Capag permite que os estados possam contrair empréstimos com garantia da União, obtendo custos mais baixos junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais. Este reflexo da confiança na qualidade da gestão fiscal de Alagoas foi evidenciado pela recente autorização do Senado para a obtenção de um empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, no valor de US$ 40 milhões, destinado a financiar o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público de Alagoas.

Desta forma, Alagoas se destaca como um exemplo de eficiência na gestão financeira, com capacidade de pagamento sólida e condutas responsáveis que garantem a continuidade do desenvolvimento do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo