ALAGOAS – Saúde promove campanhas de prevenção de ISTs e doação de sangue no Carnaval para conscientizar os foliões.

Saúde promove campanhas sobre prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis e para doação de sangue no Carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em conjunto com o Ministério da Saúde (MS), está promovendo campanhas educativas durante o período carnavalesco para conscientizar os foliões sobre a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e também para incentivar a doação de sangue, que é fundamental nesta época do ano.

O objetivo das ações é garantir a proteção e o bem-estar de todos os alagoanos, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Ele ressaltou a importância das campanhas de conscientização para levar informações seguras e verdadeiras à população, visando a tomada de decisões assertivas.

A campanha de prevenção das ISTs está focada no uso da camisinha, com o slogan ‘Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer’. A Sesau disponibilizou cerca de 2 milhões de preservativos para os municípios de Alagoas durante o período carnavalesco de 2024, em uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Saúde.

Além da promoção do uso da camisinha, a campanha também destaca a importância da PrEP, um método que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual para preparar o organismo para um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, incluindo testagem para o HIV e outras ISTs.

Outra vertente abordada pela Sesau durante o Carnaval é a doação de sangue. As equipes de plantonistas do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estarão atuando para captar e distribuir sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais. Os postos de coleta e dispensação estarão com uma escala especial para atender aos alagoanos que desejam doar sangue durante o período carnavalesco.

Para doar sangue, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Além disso, é preciso ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue, assim como pessoas que tenham contraído Aids, doença de Chagas, sífilis e hepatite após os 11 anos, ou realizado procedimentos como tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.

As campanhas promovidas pela Sesau visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da solidariedade durante o Carnaval, reforçando a importância de cuidar da saúde e ajudar o próximo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo