ALAGOAS – Saúde apresenta Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite à Defensoria Pública de Alagoas.

No dia 03 de outubro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou à Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) o Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite. O objetivo do documento é estabelecer as ações de prevenção, vigilância, controle e assistência aos pacientes com a doença em Alagoas.

O plano inclui a criação do Núcleo Interno de Regulação no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), que garante leitos para a internação imediata dos pacientes com suspeita ou confirmação de meningite. Além disso, o Hospital Geral do Estado (HGE) foi designado como a unidade responsável por realizar rapidamente o laudo da tomografia para dar continuidade ao tratamento dos pacientes com a doença.

O Plano Estadual também prevê a realização do diagnóstico em tempo oportuno através do Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e a notificação dos casos, além da assistência técnica aos municípios para realização do bloqueio vacinal nos contatos próximos aos pacientes acometidos pela meningite.

Durante a apresentação do plano, o secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, destacou que Alagoas está pronta para enfrentar a doença. Ele explicou que foi montado um comitê de monitoramento da doença no estado, que realiza reuniões periódicas para acompanhar os casos.

Montteiro ressaltou a importância da reunião com a Defensoria Pública de Alagoas, afirmando que ela foi fundamental para avaliar os casos e progredir no enfrentamento à meningite. Ele enfatizou a necessidade de fortalecer a rede pública de saúde e entregar à população alagoana o melhor e mais rápido diagnóstico.

O defensor público, Daniel Alcoforado, elogiou a apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite, afirmando que ela comprova que Alagoas está lutando com todas as armas contra a doença e que a união de todos os órgãos é fundamental. Ele ressaltou a importância das medidas estabelecidas no plano, como a vigilância epidemiológica, o diagnóstico da doença e o tratamento, além da manutenção da cobertura vacinal para os outros tipos de meningite.

Dessa forma, Alagoas está trabalhando de forma integrada para combater a meningite e garantir a saúde da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo