ALAGOAS – Sala Lilás do HGE promove ação contra câncer de colo de útero com oferta de testes rápidos para mulheres

Na tarde de segunda-feira, dia 18 de março de 2024, a Sala Lilás do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió promoveu uma importante ação de conscientização e prevenção contra o câncer de colo de útero. O objetivo da iniciativa foi oferecer testes rápidos para a detecção da doença, visando fortalecer a campanha pela saúde das mulheres.

O câncer de colo de útero é uma das principais preocupações em relação à saúde feminina no Brasil, sendo o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte entre as mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença é provocada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), que é transmitido principalmente por via sexual.

Durante a ação realizada na Sala Lilás do HGE, foram oferecidos testes rápidos de rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de forma gratuita para todas as interessadas. A coordenadora da Sala Lilás, Tatiane Barbosa, enfatizou a importância da iniciativa, que teve como objetivo alertar as mulheres sobre os sintomas das ISTs e as formas de prevenção disponíveis.

A estudante de Medicina, Andreya Honorato, ressaltou a importância da realização dos exames para detectar precocemente alterações pré-cancerígenas, que podem ser tratadas com sucesso na maioria dos casos. Ela também destacou a importância da vacinação contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, como uma forma eficaz de prevenir o câncer de colo de útero.

A ação promovida pela Sala Lilás do HGE foi estratégica, especialmente após o período de festas, como o Carnaval, quando as pessoas estão mais expostas ao risco de contaminação. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para a saúde das mulheres e para evitar casos mais graves de câncer de colo de útero. A iniciativa foi elogiada pelos participantes e reforçou a importância da conscientização e cuidados com a saúde feminina.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo