ALAGOAS – Projeto Escuta Protegida: parceria entre Cria e SSP capacita profissionais para ouvir crianças vítimas de violência

Na tarde do dia 15 de março de 2024, foi realizada uma palestra para discutir o Projeto Escuta Protegida, uma iniciativa em parceria entre a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O evento teve como objetivo capacitar profissionais da saúde e da segurança para ouvir crianças vítimas de violência.

O Projeto Escuta Protegida foi criado pelas duas secretarias no ano anterior, visando um cuidado especial na hora de colher os depoimentos de crianças e adolescentes envolvidos em casos de violência. A ideia é capacitar os profissionais da rede pública de saúde e da segurança pública para adotarem procedimentos especializados de acolhimento e cuidado às vítimas, garantindo que recebam os encaminhamentos necessários.

Durante a palestra, realizada no Palácio República dos Palmares, a delegada Bárbara Arraes destacou a importância da Lei 13.431, que determina as formas adequadas de ouvir a criança em situações de violência. A escuta especializada deve ser feita de forma ativa, atenta, acolhedora e protetiva, sem caráter investigativo. Os ambientes devem ser amigáveis e a revelação por parte da vítima deve ser espontânea.

Além disso, foi ressaltado que o depoimento especial, de responsabilidade exclusiva da polícia e da justiça, deve ser gravado em meio audiovisual e realizado apenas uma vez. Durante o atendimento, é importante evitar perguntas sugestivas, indutivas ou intimidatórias, assim como não fazer a criança repetir o que já disse a outros agentes da rede de proteção.

Em 2023, o Escuta Protegida capacitou 322 profissionais, percorrendo toda a rede pública hospitalar da capital. A gerente de Assistência do Cria, Gabrielle Vieira, destacou a importância da capacitação para profissionais de saúde, assistência, educação e segurança, visando um acolhimento sensível e eficaz às vítimas de violência.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo