ALAGOAS – Projeto do Samu leva orientações sobre primeiros socorros e conscientização sobre trotes a alunos da escola José Haroldo da Costa.

No dia 27 de outubro de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou mais uma edição do projeto Samu nas Escolas, levando orientações sobre primeiros socorros e conscientização sobre os malefícios dos trotes aos alunos da escola municipal José Haroldo da Costa, em Maceió.

O objetivo principal do projeto é conscientizar os alunos, tanto da rede pública quanto particular, sobre os prejuízos causados pelos trotes, além de fornecer noções básicas de primeiros socorros. A diretora da escola, Maísa Malta de Souza, ressaltou a importância da ação do Samu, pois orienta os alunos sobre como proceder em situações de acidentes dentro da própria escola.

Durante as palestras, os estudantes receberam informações sobre como agir em casos de engasgo, choque elétrico e incêndios. O aluno Nycolas Marley Alcantara dos Santos, de 13 anos, destacou a importância das orientações sobre como agir em situações de incêndio. Ele também aprendeu sobre como agir em situações de engasgo e choque elétrico.

O projeto Samu nas Escolas tem desempenhado um importante papel na redução dos trotes recebidos diariamente pelo Samu. O médico Jordiran Soares, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, enfatizou a importância do projeto para que os alunos possam entender e conscientizar sobre os malefícios dos trotes.

O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com a participação de acadêmicos de diversas instituições de ensino superior. Os acadêmicos são capacitados pelos profissionais do Samu para repassarem informações sobre primeiros socorros e os riscos dos trotes.

Qualquer escola, seja da rede pública ou privada, pode solicitar a realização do projeto Samu nas Escolas. As ações são agendadas através do Setor de Serviço Social do Samu, pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com.

O projeto busca levar conhecimento e conscientização aos alunos, preparando-os para agir de forma adequada em situações de emergência e contribuindo para a redução dos trotes recebidos pelo Samu.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo