ALAGOAS – Projeto Creche Segura capacita servidores em primeiros socorros nas cidades de Maceió, Arapiraca e Poço das Trincheiras

Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, o governo de Alagoas promoveu mais uma etapa do Projeto Creche Segura, uma iniciativa que visa capacitar os profissionais que trabalham em creches para lidar com situações de emergência envolvendo as crianças. Os municípios contemplados com as capacitações foram Maceió, Arapiraca e Poço das Trincheiras.

A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante o treinamento, os servidores das creches receberam orientações sobre como agir em casos de parada cardíaca em pediatria, engasgos, crises convulsivas, choque elétrico e outras situações de risco.

A secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, ressaltou a importância do Projeto Creche Segura para garantir a segurança das crianças e dos profissionais que atuam nas creches. Segundo ela, o projeto atende a Lei Federal Lucas 13.722, que determina a capacitação de 30% dos colaboradores em situações de emergência.

Ao final da capacitação, os participantes receberam certificados e as creches foram presenteadas com placas do Programa Creche Segura. Além disso, cada creche recebeu um kit de primeiros socorros contendo itens como ataduras, termômetro, tesoura e luvas, essenciais para o controle de sangramento em casos de emergência.

O Projeto Creche Segura cumpre uma das exigências da Lei Lucas, em homenagem a Lucas Begalli, um estudante de 10 anos que faleceu por não ter recebido os primeiros socorros em um caso de engasgamento. A legislação determina a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado, além de estabelecimentos de recreação infantil, para que possam agir prontamente em situações de emergência.

Portanto, a realização das capacitações do Projeto Creche Segura é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças atendidas nas creches de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo