ALAGOAS – “Projeto Cine Cultural de Alagoas é finalista do Prêmio Nacional do CNJ na Semana Nacional de Responsabilidade Social”

Na última quinta-feira, dia 07 de fevereiro de 2024, às 16h23, foi divulgado que o Projeto Cine Cultural de Alagoas está concorrendo à premiação nacional do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Esse projeto desenvolvido pelo setor da Educação da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) terá a premiação dada no mês de abril, durante a comemoração da Semana Nacional de Responsabilidade Social.

O destaque do Projeto Cine Cultural se deu pela admissão para concorrer ao Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade do CNJ. Essa premiação do CNJ tem como objetivo selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas que sejam inovadores e eficazes, voltados para a promoção, defesa e garantia dos valores sociais, como a dignidade da pessoa e a inclusão social.

O Projeto Cine Cultural concorre na categoria 3 – Promoção da Inclusão Social e Combate à Discriminação. Essa categoria engloba projetos ligados a ações inclusivas e de enfrentamento a todas as formas de discriminação. Vale ressaltar que o prêmio do CNJ está dividido em quatro categorias, e as práticas premiadas poderão ter visibilidade em veículo oficial do CNJ e divulgadas na TV Justiça.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, destacou que “O Projeto do Cine Cultural é mais uma das vias em que a ressocialização atua por meio da educação e também da cultura, possibilitando que uma pessoa melhor volte a fazer parte da sociedade. Consequentemente, toda população alagoana é beneficiada, com mais segurança e com a própria evolução enquanto sociedade”.

O Projeto Cine Cultural tem como intuito promover o acolhimento e a humanização dos reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas que possuem os vínculos familiares rompidos e não recebem visitas. Durante as exibições dos filmes, os participantes ganham pipoca e refrigerante, além de ter suas atividades contabilizadas para remição de pena.

Por meio do Projeto Cine Cultural, cada dois filmes assistidos são contabilizados como seis horas de atividades, e ao completar 12 horas de participação, o custodiado terá direito a um dia de remição da pena. Portanto, este projeto tem impactos muito positivos no processo de ressocialização e humanização dos reeducandos alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo