ALAGOAS – “Programa Professor Mentor da Secretaria de Educação é premiado em Concurso de Ações Inovadoras”

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Governo de Alagoas foi premiada no Concurso de Ações Inovadoras, conquistando o segundo lugar na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida. O reconhecimento veio graças ao programa Professor Mentor, iniciativa que tem como objetivo recompor as aprendizagens de estudantes da rede estadual.

Com o lançamento do programa no final de 2021, a Seduc busca fomentar a recomposição de aprendizagens perdidas ou afetadas durante a pandemia. Para isso, são realizadas ações que incluem a busca ativa de estudantes evadidos, fomento à pesquisa e iniciação científica, bem como o acompanhamento pedagógico individualizado de cada turma do ensino médio por meio de um professor mentor, que conta com o apoio de um estudante monitor.

Além disso, o programa conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que concede bolsas mensais no valor de R$ 1.500 para os professores e R$ 250 para os alunos. Ao todo, 7.300 pessoas são contempladas com essas bolsas.

O coordenador do programa e superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, destacou a mobilização dos estudantes para a inscrição no Enem e a participação na prova do SAEB. Ele ainda ressaltou o inédito feito de ter quase 100% de inscritos em todas as Gerências Especiais de Educação, além da participação de 96% dos alunos no SAEB.

O reconhecimento no Concurso de Ações Inovadoras pelo segundo ano consecutivo motiva a equipe da Seduc a planejar a continuidade do programa em 2024, conforme afirmou Lisboa.

Além do Professor Mentor, outra ação da Seduc também foi premiada no concurso. Os Escripites, espaços de criatividade, pesquisa, inovação e tecnologia da Educação de Alagoas, foram reconhecidos por promover desde formações de professores a projetos de iniciação científica. A gerente de Inovação e Tecnologia da Seduc, Andreia Maciel, mencionou ainda a implantação de um estúdio voltado à educação híbrida como parte das ações de inovação e tecnologia na rede estadual de ensino.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo