ALAGOAS – Programa Daqui pro Mundo: Secretaria de Educação anuncia resultado e 50 alunos participarão de intercâmbio na Inglaterra.

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o resultado dos 50 estudantes de ensino médio da rede estadual que participarão de um intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra por meio do programa Daqui pro Mundo. Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 de dezembro de 2022, o programa visa fomentar o protagonismo juvenil, contribuindo para a preparação na vida em sociedade e no mercado de trabalho, ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural, além de estimular os estudantes a serem bilíngues.

Os estudantes foram selecionados com base em diferentes critérios, como ter no mínimo 16 anos de idade na data da viagem, ter obtido frequência mínima de 80% nas aulas regulares, não ter sido reprovado nos últimos três anos cursados na rede pública, ter alcançado a média mínima de 80 pontos no desempenho acadêmico escolar em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa no ano anterior à viagem, possuir anuência do seu representante legal, e ter sido aprovado em processo seletivo, entre outros requisitos.

O teste de proficiência em inglês foi aplicado no último dia 4, abrindo a segunda etapa da seleção para o programa. A escola de idiomas Pearson ficará responsável por toda a logística do intercâmbio, bem como pela formação em língua inglesa, ministrando um curso intensivo de 350 horas/ano, com direito à certificação internacional.

A secretária executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, destacou a importância do programa: “O programa Daqui pro Mundo vai proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade não apenas de dominar a língua inglesa, que é um idioma universal, mas também de vivenciar uma experiência única, adquirindo ainda mais conhecimento para o mercado de trabalho e para a vida”.

Os estudantes selecionados para o intercâmbio estão entusiasmados com a oportunidade. Thafnnes Ramos, da Escola Estadual Maria das Graças de Sá Teixeira, de Maceió, expressou suas expectativas para a viagem: “Conheci o programa graças à coordenação e direção da minha escola e minhas expectativas para a viagem são as melhores possíveis, pois sei que aprenderei mais sobre a cultura e o idioma inglês, além da experiência de visitar um outro continente e conhecer novas pessoas”.

Amon Chalegre, da Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, também está ansioso para a viagem e destacou a importância da língua inglesa para todas as áreas.

O intercâmbio está previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2024. A lista com os selecionados pode ser conferida no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo