ALAGOAS – Presidente da Fapeal discute neoindustrialização em palestra no Rio de Janeiro: Desenvolvimento Humano e Tecnologia em Pauta

O Presidente da Fapeal, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes, foi um dos palestrantes do painel “Neoindustrialização em novas bases e apoio à Inovação nas Empresas”, realizado como parte dos seminários de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A palestra aconteceu na manhã desta terça-feira (20), no Rio de Janeiro, como parte do debate nacional sobre a relação entre a universidade e a economia no Brasil. O professor foi convidado para discutir a relevância da universidade para a neoindustrialização do país.

Durante a palestra, Guedes abordou o processo de desindustrialização e a redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Segundo ele, a indústria brasileira representava 21,8% do PIB em 1985, mas atualmente gira em torno de 10%. Ele explicou que esse fenômeno é resultado de uma longa desestruturação das cadeias industriais nacionais e apontou as razões complexas para essa queda.

Na estratégia de neoindustrialização brasileira, Guedes destacou seis grandes desafios: segurança alimentar e nutricional, saúde, bem-estar urbano, modernização industrial, bioeconomia, descarbonização e defesa nacional. Ele questionou qual seria a universidade necessária para contribuir com a Nova Política Industrial e ressaltou a importância de um debate nacional sobre o papel das universidades públicas para o desenvolvimento nacional.

Fábio Guedes é economista e doutor em administração pública, além de ser docente na Universidade Federal de Alagoas e secretário Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br). Ele deixou a sugestão de que é urgente o necessário um grande debate nacional sobre o papel e importância das universidades públicas brasileiras para o desenvolvimento nacional.

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, está marcada para acontecer de 4 a 6 de junho. A pré-conferência preparatória no Rio de Janeiro foi promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma agência do Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Alagoas também deve realizar a sua pré-conferência estadual no mês de março.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo