ALAGOAS – Polícia Científica de Alagoas promove instrução para alunos do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM, fortalecendo combate à criminalidade.

Polícia Científica realiza instrução para alunos do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM

Na última sexta-feira, a Polícia Científica de Alagoas recebeu a visita dos integrantes do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar. Os alunos, todos do 22º pelotão de Arapiraca, tiveram a oportunidade de conhecer as atividades de perícia criminal desenvolvidas pela Polcal.

A visita técnica foi marcada pelo objetivo de trocar conhecimentos e fortalecer o combate à criminalidade, proporcionando aos futuros soldados da PM a oportunidade de aprender com os peritos criminais. A iniciativa partiu do sargento Ismair Santiago, do Grupamento Aéreo da SSP, que ministra a matéria de policiamento ostensivo geral no CFAP em Arapiraca.

Durante a visita, os alunos tiveram a chance de conhecer a estrutura, os laboratórios forenses e receberam aulas práticas sobre diversas áreas de atuação da Polícia Científica. Eles foram recebidos pelo perito criminal Gerard Deokaran, que ministrou uma instrução no auditório do IC.

O perito explicou a importância do isolamento de local de crime e ressaltou a relevância das orientações para o entendimento e atuação dos policiais militares. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas nos laboratórios forenses, onde puderam conhecer de perto os equipamentos e técnicas utilizados para exames periciais em entorpecentes, exames de genética forense, e exames em armas e elementos de munição.

A perita criminal Rosana Coutinho apresentou aos praças a unidade laboratorial de Genética Forense, onde são realizados diversos tipos de exames em amostras biológicas coletadas em locais de crime, vítimas e possíveis autores. Já no Laboratório de Balística, os alunos puderam conhecer os equipamentos utilizados para exames em armas e elementos de munição.

Segundo o sargento Ismair, a integração entre a Polícia Militar e a Polícia Científica é fundamental para o aprimoramento profissional dos soldados, e que a troca de conhecimento é essencial para o combate à violência. Ele destacou a importância de os policiais conhecerem os procedimentos de perícia criminal para evitar perdas de vestígios nos locais de crime.

A instrução ministrada pela Polícia Científica foi considerada de grande relevância para o crescimento profissional dos futuros soldados da PM, e reforçou a importância da integração entre as instituições para um combate eficaz à criminalidade. A troca de conhecimento proporcionada pela visita certamente contribuirá para a atuação qualificada e integrada das forças de segurança no Estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo