ALAGOAS – Plano Juventude Negra Viva é lançado com maior pacote de políticas de igualdade racial da história do Brasil

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudah) marcou presença no lançamento do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), realizado em Ceilândia, no Distrito Federal, nesta quinta-feira (21). O evento, que coincidiu com o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, contou com a presença da superintendente de Igualdade Racial, Manuela Lourenço, e da secretária executiva Dilma Pinheiro.

O PJNV, considerado o maior pacote de políticas de igualdade racial para a juventude negra na história do Brasil, é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria Nacional da Juventude. O plano tem como objetivo principal a redução da letalidade e das vulnerabilidades que afetam os jovens negros e negras, além de se comprometer com o enfrentamento ao racismo estrutural que ainda persiste no país.

Durante a elaboração do PJNV, a Semudh realizou uma Caravana Participativa em Alagoas em agosto de 2023, onde reuniu jovens de diferentes comunidades para contribuir com a construção do plano. As sugestões e contribuições desses grupos foram fundamentais para a criação do documento lançado no evento em Ceilândia.

De acordo com Manuela Lourenço, superintendente de Políticas para a Igualdade Racial, a participação dos jovens alagoanos foi fundamental para a elaboração do plano. Já Dilma Pinheiro, secretária executiva da Semudh, destacou a importância do nome escolhido para o plano, enfatizando que o objetivo é manter a juventude negra viva e ativa na reconstrução da sociedade.

O Plano Juventude Negra Viva conta com 11 eixos de atuação, duzentas ações e 43 metas específicas voltadas para a população negra. Instituído por meio de Decreto em março de 2023, o documento representa um marco na luta pela igualdade racial e na promoção dos direitos humanos para a juventude negra no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo