ALAGOAS – “Plano Emergencial de Oncologia: Queda no Tempo de Espera por Tratamentos e Cirurgias Oncológicas em Alagoas Desde o Lançamento”

O Grupo diretor do Plano Emergencial de Oncologia se reuniu nesta quarta-feira (24) para traçar um panorama e discutir os avanços do programa em Alagoas. Criado em outubro de 2023, o Plano Emergencial tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera por consultas, tratamentos e cirurgias oncológicas no Estado.

Durante o encontro, que ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em Jaraguá, foram apresentados dados que evidenciam o impacto positivo do programa. Desde sua criação, 351 pacientes foram atendidos, com 29 cirurgias realizadas e 312 exames feitos. Esses números reforçam o comprometimento da gestão estadual em assegurar que os alagoanos tenham acesso a tratamentos de alta complexidade de forma rápida e adequada.

O Plano Emergencial de Oncologia foi criado com o intuito de ampliar a capacidade de atendimento na rede pública, aumentando a oferta de consultas com especialistas para diminuir a fila de espera por assistência. Além disso, o programa é realizado por meio de parcerias entre as esferas federal, municipal e estadual, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos alagoanos.

Para o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o Plano Emergencial de Oncologia representa o maior conjunto de ações já realizado na história de Alagoas para pacientes com câncer. O programa oferece triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado, com o objetivo de atender as demandas da população que precisa de atendimento especializado de forma rápida.

A gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, ressaltou que a lista de espera do Plano Emergencial é atualizada diariamente pelos municípios. Ela destacou que o programa tem sido bem-sucedido na rapidez entre a consulta e a cirurgia, conseguindo realizá-las em menos de 30 dias, mesmo com a previsão de até 60 dias estabelecida por lei.

Para ter acesso aos serviços do Plano Emergencial de Oncologia, as pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar as consultas nos Ambulatórios de Oncologia por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). As consultas são realizadas mediante agendamento prévio pela Sesau.

Em suma, a iniciativa do Plano Emergencial de Oncologia representa um avanço significativo no atendimento a pacientes oncológicos em Alagoas, mostrando o comprometimento e a eficácia das ações implementadas para garantir o acesso rápido e adequado aos tratamentos necessários.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo