Alagoas participa de Operação Interditados no Piauí para combater roubos e furtos de aparelhos celulares.

Integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas participam, nesta quarta-feira (7), de mais uma fase da Operação Interditados, desencadeada pela Superintendência de Operações Integradas da Segurança Pública do Piauí. O principal objetivo da ação é combater roubos e furtos de aparelhos celulares.

A participação dos alagoanos faz parte de uma visita técnica realizada pela Chefia Especial de Inteligência da SSP/AL para conhecer o modelo desenvolvido no Piauí, que tem ajudado na redução deste tipo de crime e tem servido de exemplo para todo o país.

De acordo com as informações da SSP do Piauí, desde o início do enfrentamento usando a estratégia, houve uma redução de 40% no número de roubo e furtos de aparelhos celulares na capital Teresina e 31% em todo o estado. O superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, delegado Matheus Zanatta, destacou que a política pública de enfrentamento ao roubo de celulares é um projeto pioneiro no Brasil e se tornou uma das principais políticas públicas da SSP.

O projeto desenvolvido no Piauí possui três eixos de atuação: blitze de verificação dos IMEIs (número de identificação do aparelho) com restrição, intimações em massa por meio do WhatsApp e operações Interditados que têm como alvo lojas físicas ou virtuais que fazem a receptação de telefones roubados.

O chefe Especial de Inteligência da SSP de Alagoas, tenente-coronel Raumário Jerônimo, elogiou o programa de enfrentamento, que conta com um aplicativo chamado Lupa para agilizar as consultas e realiza atendimento específico diariamente para as pessoas intimadas.

Ele garantiu que as boas práticas devem ser aplicadas em Alagoas, ampliando o serviço já oferecido pelo Alerta Celular. O Alerta Celular é uma ferramenta desenvolvida pela SSP que permite que um aparelho roubado possa ser devolvido mais rapidamente ao dono.

Os integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas estão conhecendo de perto o modelo desenvolvido no Piauí para ampliar o serviço, reduzir ainda mais a criminalidade em seu estado e, claro, fortalecer em todo o Nordeste o combate a esses crimes.

Atualmente, a SSP de Alagoas conta com o Programa Alerta Celular, que é uma ferramenta que permite que um aparelho roubado possa ser devolvido mais rapidamente ao dono.

Para isso, o cidadão precisa realizar um cadastro no site do Alerta Celular, preenchendo um formulário e adicionando informações do dispositivo móvel, como marca, modelo e IMEI. Esta é uma forma de auxiliar na recuperação de aparelhos roubados e, consequentemente, na redução dos crimes de roubos e furtos de celulares.

Portanto, a visita técnica realizada pela Chefia Especial de Inteligência da SSP de Alagoas ao Piauí é um importante passo para aprimorar a segurança pública no estado e, sem dúvida, contribuirá para a redução dos índices de roubo e furto de celulares.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo