Alagoas participa de encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Alagoas está participando do 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. Iniciado na quarta-feira (31) e com término previsto para esta sexta-feira (2), o encontro  reúne gestores públicos, policiais, integrantes do sistema judicial, sociedade civil e acadêmica e visa o debate de estratégias em busca da redução do crime, da violência e do medo no país.

A delegação alagoana que participa do evento é formada pelos delegados João Marcelo (Regional de São Miguel dos Campos), Rômulo Andrade (Porto Real do Colégio), Bruno Emílio (Homicídios), Eduardo Mero (coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas – DHPP, da Capital), Rodrigo Sarmento (Homicídios), José Carlos André (Delegacia Especializada de Roubos da Capital – Derc) e Lucimério Campos (Delegacia de Homicídios de Rio Largo).

O encontro é realizado todos os anos. Em 2019, o evento tem como destaque as temáticas relacionadas com a estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a construção de articulação, integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas do sistema, como também a seleção de prioridades e temas estratégicos para que o debate e as ações de segurança pública avancem na redução da criminalidade no país.

Durante os três dias, 127 especialistas de áreas diversas participam de 27 atividades, como workshops, mesas de discussão, palestras e conferências.

Entre os destaques da programação, estão o professor Lawrence Sherman, diretor do Centro Jerry Lee de Criminologia Experimental da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, fundador do conceito de policiamento baseado em evidências. Em uma conferência pela internet, ele fala sobre o desenvolvimento das polícias como condição para o desenvolvimento de uma nação.

Outro convidado internacional do encontro é o professor de ciência política da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, Benjamin Lessing. Estudioso da área de conflitos criminais, Lessing também dirige o projeto de Governança Criminal na América Latina, gerando estimativas do número de pessoas que vivem sob o domínio de gangues. Ele participa de um debate sobre os desafios do controle do crime na América Latina, com foco nos direitos humanos, na segurança pública e na política de drogas.

Uma das mesas redondas que mais chamaram a atenção, de acordo com o delegado Lucimério Campos, teve como tema “O que explica a redução dos homicídios no Brasil?”. Coordenados por Melina Risso, do Instituto Igarapé, os debates tiveram como palestrantes palestrantes Jean Francisco Bezerra Nunes (Secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba), professora Camila Nunes Dias (UFABC), e Raul Jungmann (ex-ministro da Segurança Pública e da Defesa).

O Fórum

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi constituído em março de 2006 como uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o País.

Composto por profissionais de diversos segmentos (policiais, peritos, guardas municipais, operadores do sistema de justiça criminal, pesquisadores acadêmicos e representantes da sociedade civil), o FBSP tem por foco o aprimoramento técnico da atividade policial e da governança democrática da segurança pública.

PC AL 02/08/2019

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo