ALAGOAS – Novos membros do Conselho do Fundeb tomam posse para o quadriênio 2023-2027, com foco na distribuição e aplicação dos recursos.

Na tarde desta quarta-feira, 13 de dezembro de 2023, a Secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, deu as boas-vindas aos novos membros do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Alagoas. A cerimônia de posse aconteceu no Palácio República dos Palmares e marcou o início do mandato desses membros, que se estenderá até 2027.

O Conselho é composto por 17 membros titulares, assim como pelos seus respectivos suplentes. Contempla representantes do Estado, das prefeituras, pais de alunos da educação básica pública, organizações da sociedade civil, entre outros. Sua principal missão é acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb, fundamental para o financiamento da educação básica em território nacional, nas esferas municipal, estadual e federal.

A Secretária Roseane Vasconcelos ressaltou a importância do colegiado para o sucesso na aplicação dos recursos. Ela expressou seu desejo de trabalhar em prol da melhoria da qualidade da educação, parabenizando e agradecendo a todos os que se propuseram a fazer parte dessa iniciativa. Ela afirmou: “Queremos que, com esse Conselho montado, possamos trabalhar em prol da melhoria da qualidade da educação. Trabalharemos juntos”.

Outro membro do Conselho, o Secretário de Educação de Branquinha, Ednaldo Firmino, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), projetou o sucesso da iniciativa e manifestou a expectativa de que todos possam se empenhar para atingir as metas estabelecidas. Ele afirmou: “Precisamos andar de mãos dadas para que tenhamos um CACS de qualidade. Que possamos participar ativamente, com maturidade e cuidado, para que possamos avançar cada vez mais em uma boa educação na nossa rede de ensino”.

Além disso, foram apresentados os representantes de diversos setores da sociedade que compõem o Conselho, desde representantes do Poder Executivo Estadual e Municipal, até representantes de pais e estudantes da educação básica pública, entidades educacionais e organizações da sociedade civil.

A posse desses novos membros representa um marco importante para a continuidade do trabalho de acompanhamento e controle dos recursos do Fundeb, visando à garantia de uma educação de qualidade para todos os alunos da rede pública de ensino em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo