ALAGOAS – Ministério da Saúde habilita Hospital do Coração Alagoano para realizar transplantes de coração e rins, em marco histórico para a saúde de Alagoas

Ministério da Saúde habilita Hospital do Coração Alagoano para realizar transplantes de coração e rins

Na última terça-feira, dia 29 de novembro de 2023, o Ministério da Saúde publicou no Diário da União a portaria que habilita o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a realizar transplantes de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa habilitação, a unidade passa a ser a primeira da rede pública estadual a realizar os dois procedimentos.

O processo de certificação teve início em maio de 2023, com a realização do transplante de coração, seguido pela habilitação para o transplante de rim. Até então, o estado só possuía equipes autorizadas a realizar transplantes em hospitais privados filantrópicos. Com essa habilitação, o Hospital do Coração Alagoano amplia a oportunidade de atendimento a alagoanos que necessitam desses procedimentos, contando com novos e modernos equipamentos e profissionais competentes trabalhando.

A coordenadora da Central de Transplante de Alagoas, Daniella Ramos, destacou a importância desse marco e a oportunidade de atender mais alagoanos, melhorando e, até mesmo, salvando suas vidas. Já o diretor do hospital, Otoni Veríssimo, ressaltou a excelência da unidade para a população, enfatizando que a habilitação para transplante de órgãos confere ainda mais reconhecimento ao hospital.

Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que Alagoas vive um marco histórico ao ter o primeiro hospital 100% SUS habilitado a realizar transplantes de rim e de coração. Ele destacou que essa conquista demonstra o esforço de toda a equipe da saúde de Alagoas em ofertar mais serviços à população, evitando o deslocamento para outros estados.

Inaugurado em setembro de 2022, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene possui 52 leitos e é destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas. Além disso, conta com programas voltados para insuficiência cardíaca e acompanhamento de pacientes transplantados, garantindo diagnóstico, acompanhamento clínico e terapêutico a pacientes com insuficiência cardíaca, assim como o acompanhamento de pacientes que realizaram transplantes de coração no Estado, com equipe multiprofissional capacitada.

A equipe para transplantes de coração terá a coordenação do cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto e será composta por vários profissionais, incluindo cirurgiões, anestesiologistas e cirurgiões torácicos. Já a equipe para transplante de rins terá a coordenação da nefrologista Nathalia Pacheco e será composta por nefrologistas, cirurgiões gerais, urologistas e anestesiologistas.

Essa habilitação representa uma grande conquista para a população de Alagoas, proporcionando mais possibilidades de tratamento e reforçando o compromisso do estado em oferecer serviços de excelência em saúde para todos os seus cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo