ALAGOAS – Ministério da Saúde e Sesau capacitam médicos e enfermeiros sobre febre maculosa para ampliar identificação e diagnóstico preciso.

Em parceria com Ministério da Saúde, Sesau capacita médicos e enfermeiros sobre febre maculosa

Na última terça-feira, 28 de novembro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu um curso para capacitar médicos e enfermeiros sobre a febre maculosa. A capacitação teve como principal objetivo ampliar a capacidade de identificação da doença, facilitando assim o diagnóstico e o subsequente cuidado adequado do paciente. O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL) e reuniu profissionais de saúde dos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, que inclui a capital alagoana, municípios dos Litorais Norte e Sul, e da Zona da Mata.

Além dos técnicos da Sesau, a capacitação contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O curso foi ministrado como parte de uma parceria entre a Sesau e o Ministério da Saúde, com o intuito de fortalecer a rede de vigilância da febre maculosa em Alagoas.

O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, Clarício Bugarim, ressaltou a importância da capacitação para estruturar a rede de vigilância, tanto na parte dos seres humanos quanto dos animais e do ambiente, devido à natureza zoonótica da doença. Além disso, Ana Carolina Faria, consultora técnica do Ministério da Saúde, ressaltou que o treinamento é fundamental para preparar os médicos e profissionais de saúde para diagnosticar potenciais novos casos da doença.

Durante o evento, os participantes puderam contar com a expertise de profissionais renomados, como o médico coordenador do Programa de Controle das Zoonoses da Sesau, o médico veterinário Clarício Bulgarim Neto, e o médico infectologista do Hospital de Clínicas da Unicamp, Rodrigo Angerani.

A febre maculosa é uma doença infecciosa potencialmente fatal, transmitida pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e erupções na pele. No entanto, a doença responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.

A capacitação oferecida pela Sesau em parceria com o Ministério da Saúde representa um passo importante na preparação da rede de saúde de Alagoas para lidar com a febre maculosa, possibilitando um diagnóstico mais assertivo e um cuidado mais eficaz para os pacientes afetados pela doença.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo