ALAGOAS – “Maceió recusa creche e Estado de Alagoas decide gerir unidade na Grota do Cigano para suprir demanda por vagas na educação”

Na manhã desta segunda-feira, dia 7 de janeiro de 2024, foi anunciado que a capital alagoana, Maceió, recusou a gestão da Creche Cria do Parque Linear na Grota do Cigano, e, com isso, o Estado de Alagoas decidiu assumir a administração da unidade. Esta decisão foi tomada devido ao fato de que Maceió é o único município que se recusou a assumir a responsabilidade da educação na primeira infância, mesmo diante do fato de que cerca de 55 mil crianças não têm acesso a creches na região.

A Creche Cria do Parque Linear na Grota do Cigano será a primeira creche a ser inaugurada pelo Governo do Estado na capital alagoana. A unidade está pronta há mais de um ano, mas a Prefeitura de Maceió não aceitou receber a gestão do equipamento educacional, ao contrário do que acontece em todos os outros municípios alagoanos que já contam com creches em funcionamento. Com isso, esta será a primeira unidade com gestão exclusiva do Estado.

A inauguração da 52ª Creche Cria está prevista para o dia 14 de janeiro, com o início das atividades programado para o dia 15 de fevereiro. A Secretaria de Estado da Educação abrirá o calendário de matrículas para crianças de 3 a 5 anos nos próximos dias 8 e 9, das 8h às 17h, com a expectativa de alcançar 200 crianças matriculadas no período.

O Criança Alagoana, programa que visa ampliar o acesso à educação infantil, foi iniciado em 2015 e durante a gestão do ex-governador Renan Filho, foram oferecidas 15 Creches Cria a Maceió. Entretanto, o município se recusou a disponibilizar o terreno para a construção da creche, assim como a receber a unidade já construída. Diante disso, o Governo do Estado decidiu iniciar a construção de três unidades, incluindo a da Grota do Cigano e outras duas no Benedito Bentes.

A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, enfatizou que a primeira infância é prioridade do governador Paulo Dantas e que o Estado não poderia ficar de braços cruzados diante do impasse com a Prefeitura de Maceió. Dantas ressaltou que a ação visa atender a demanda por vagas na educação infantil na capital e contribuir para alcançar as metas do Programa Nacional de Educação (PNE) de universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade, além de ampliar a oferta de creches para atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos de idade.

Além disso, o Estado se comprometeu em construir 200 creches até o final de 2026, com recursos próprios, e em entregar as unidades totalmente equipadas. É responsabilidade do município interessado em ter uma Creche Cria a doação do terreno e a gestão da unidade. O Estado, por meio da Secretaria da Primeira Infância, oferece suporte em áreas estratégicas como educação, saúde e assistência para as crianças matriculadas.

Para homenagear a professora Mônica Valéria Pimentel Cardoso, que trabalhou na rede estadual por 25 anos e morreu de Covid em 2021, a Creche Cria na Grota do Cigano receberá o nome de Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso.

Diante desse cenário, o Governo do Estado de Alagoas está comprometido em garantir o acesso à educação na primeira infância para as crianças da capital, mesmo diante da recusa da Prefeitura de Maceió em assumir a gestão da Creche Cria do Parque Linear na Grota do Cigano. Essa decisão visa atender a demanda por vagas em creches na região e contribuir para o desenvolvimento educacional e social das crianças alagoanas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo