ALAGOAS – IMA autua Seminfra em R$ 100 mil por lançamento de efluente em canal que deságua na Laguna Mundaú, denunciado por vídeo no Instagram.

Na última quarta-feira, dia 13 de março de 2024, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) autuou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) em R$100 mil por lançamento irregular de efluente em um canal que deságua na Laguna Mundaú, localizada no bairro da Levada. A denúncia que resultou na autuação foi feita por meio de um vídeo divulgado em um perfil do Instagram, onde era possível ver um caminhão de uma empresa terceirizada do município despejando um efluente de cor escura com características de esgoto no canal, nas proximidades do Mercado da Produção.

Uma equipe de fiscalização do IMA foi imediatamente até o local e constatou a irregularidade. Além da Seminfra, a empresa terceirizada responsável pelo caminhão também será multada. A Prefeitura de Maceió, através da Seminfra, foi autuada por infração grave devido ao lançamento de efluentes não tratados oriundos do serviço de limpeza de galerias de águas pluviais.

Essa ação do IMA visa coibir a poluição ambiental e proteger a Laguna Mundaú, um importante ecossistema da região. A autuação serve como um alerta para que órgãos públicos e empresas terceirizadas ajam de forma responsável e respeitem as normas ambientais em vigor.

A iniciativa do IMA demonstra a importância da fiscalização e do cumprimento das leis ambientais para a preservação dos recursos naturais. A sociedade civil também desempenha um papel fundamental ao denunciar atividades que causem danos ao meio ambiente, como foi o caso desse lançamento irregular de efluentes na Laguna Mundaú. A conscientização e a ação conjunta são essenciais para garantir um meio ambiente saudável e sustentável para as futuras gerações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo