ALAGOAS – “HGE apresenta projetos em encontro promovido pelo Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde, beneficiando a população assistida”

No último encontro regional de pesquisas produzidas por alunos do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS), realizado na Faculdade Estácio, em Maceió, três projetos do Hospital Geral do Estado (HGE) foram apresentados. O evento contou com a parceria do Hospital Sírio Libanês e do Ministério da Saúde (MS), além do apoio dos conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais (Conasems).

Os projetos apresentados pelo HGE são de extrema relevância para a área da saúde e buscam melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Entre eles, destacam-se os estudos relacionados ao uso de adornos no ambiente hospitalar, higienização das mãos e residência multiprofissional. Segundo os pesquisadores, esses estudos tornam os profissionais do HGE mais competentes, beneficiando diretamente a população assistida.

Além do HGE, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) também teve representação no encontro, apresentando estudos sobre a adesão ao protocolo de higienização das mãos pelos profissionais do setor pré-parto, gestão colegiada dos programas de residência em saúde da MESM e implantação de estratégias de comunicação efetiva entre coordenadores, preceptores e residentes nas residências de obstetrícia de Enfermagem e Medicina.

A importância dessas pesquisas e especializações para o desenvolvimento das ações dos profissionais do HGE é indiscutível. As novas técnicas de ensino-aprendizagem e abordagem com os demais profissionais que foram apresentadas trazem novos olhares e melhorias para a prática profissional no hospital, como ressaltou a assistente social Maíra Franzosi.

O evento contou com a presença de apoiadoras e facilitadoras do DGPSUS, como Glória Walker, Rosana de Divitiis e Márcia Carvalho. Além delas, também estiveram presentes representantes do HGE, como a coordenadora da Qualidade, Vânia Ticianeli, e a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais, Cássia Melo, juntamente com outras lideranças da maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas.

A dedicação dos servidores do HGE em relação ao ensino e pesquisa reflete a importância que a instituição dá a essas áreas. Os estudos apresentados são capazes de prevenir doenças e encontrar alternativas importantes para o bom andamento dos serviços. Um exemplo disso é o trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente, que se beneficia dos estudos sobre a importância da higienização das mãos e do adorno zero no ambiente hospitalar.

Em resumo, o encontro promovido pelo Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde foi uma oportunidade de compartilhar pesquisas e promover a troca de experiências entre os profissionais da área de saúde. As apresentações dos projetos do HGE e da MESM demonstraram o comprometimento dessas instituições em buscar constantemente melhorias para o atendimento à população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo