ALAGOAS – Governo de Alagoas emite mais de 2 mil carteiras para autistas em apenas um ano de funcionamento do serviço público

Em um ano, o Governo de Alagoas emitiu mais de 2 mil carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conforme previsto na Lei Estadual 8.254/2020. Essas carteiras, oferecidas pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), têm como objetivo facilitar a identificação e garantir atendimento prioritário em serviços públicos e privados.

A iniciativa rendeu a confecção de 739 documentos em Maceió e 428 em Arapiraca, totalizando mais de duas mil carteiras emitidas no estado. Além disso, foram realizados três mil cadastros. A Ciptea está disponível nas unidades do Já em Arapiraca, no Centro de Maceió e no bairro do Benedito Bentes. Para solicitar o documento, são necessários RG, CPF, comprovantes de residência, tipo sanguíneo, fotografia no formato 3×4 e laudo médico que comprove a deficiência.

Apesar de ser um programa estadual, a secretária Arabella Mendonça destacou que a Ciptea tem sido aceita em outros estados. Ela ressaltou a utilidade do documento, que conta com um cordão com o símbolo do quebra-cabeça, representativo do autismo. Através do Decreto Estadual 90.408, datado de 31 de março, a Secdef é responsável pelo cadastro e emissão da carteira para a população.

Através desta ação, o Governo de Alagoas demonstra seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento humano, garantindo o reconhecimento e a prioridade de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa visa promover a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo