ALAGOAS – Estudantes e professores da rede estadual são orientados sobre segurança em palestras e simulação de ataque

No dia 1º de setembro de 2023, a Escola Estadual Professora Maria José Loureiro, localizada em Maceió, foi palco de várias atividades com o objetivo de prevenir a violência no ambiente escolar. Uma dessas atividades incluiu a simulação de um atentado, que contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de estudantes e profissionais da educação da rede estadual de ensino.

Essas atividades foram realizadas como parte do plano de ação anunciado pelo Governo de Alagoas em abril deste ano, quando foram registradas ameaças de ataques a escolas do estado. Uma das atividades voltadas especificamente para os vigias escolares foi uma palestra sobre como proceder em situações de atentado, além de receber orientações básicas sobre primeiros socorros, controle de acesso às unidades e aulas de defesa pessoal.

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, ressaltou a importância da integração entre a Seduc e as forças de Segurança Pública para garantir um ambiente seguro para a aprendizagem. Segundo Beltrão, o maior objetivo da capacitação é preservar vidas e estar preparado para quaisquer situações.

Os vigias escolares que participaram das atividades também receberam certificados de participação. Um dos vigias, Maciel Lucena, que trabalha na Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, destacou a importância do treinamento e afirmou que o curso só os engrandece como profissionais da área.

Tanto os estudantes quanto os servidores da Escola Maria José Loureiro aprovaram a iniciativa da simulação de ataque e afirmaram que a experiência foi bastante realista. A diretora Damiana Melo ressaltou a importância de aprender a proceder nessas situações para evitar o pânico. Além disso, a estudante Ytauana Victória dos Santos destacou as orientações recebidas durante a simulação, afirmando que aprendeu como se comportar para evitar empurrar colegas e entrar em pânico.

Outras simulações de atentado serão realizadas em diferentes escolas do estado, como na 2ª Gerência Especial de Educação (GEE), sediada em São Miguel dos Campos, e na 3ª GEE, em Palmeira dos Índios. Todas as gerências especiais serão percorridas pelos agentes de segurança até novembro, contando com o apoio dos municípios, que auxiliam nos simulados com as guardas municipais e as equipes de trânsito.

Essa iniciativa do Governo de Alagoas busca promover a segurança nas escolas e proporcionar um ambiente propício à aprendizagem, garantindo o bem-estar de estudantes e profissionais da educação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo