ALAGOAS – “Estudantes da rede estadual se destacam na redação do Enem com iniciativas inovadoras”

No último final de semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada em 2023, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Os estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas se destacaram mais uma vez, com pontuações expressivas que alimentam o sonho de ingressar em universidades federais.

A redação do Enem é um elemento fundamental na busca por uma boa colocação no exame e também para ingressar em cursos superiores disputados. Muitos estudantes se aproximaram da pontuação máxima, o que demonstra o sucesso dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Um desses programas é o “Foca no Enem”, que promoveu aulas especiais visando aprimorar a preparação dos alunos em todo o estado. Outra iniciativa de destaque é o projeto “O Mil é Nosso”, idealizado pela professora Lívia Soares, da Escola Estadual Marias das Graças de Sá Teixeira, em Maceió, com aulas gratuitas online.

Dentre os alunos que se destacaram, é possível citar Éricka Castro e Carla Dâmaris, que conseguiram alcançar mais de 980 pontos, um feito notável. Carla, aluna da Escola Estadual Miran Marroquim, no Jacintinho, destaca a importância de criar uma rotina de estudos em que a redação também seja uma prioridade. Ela ressalta a necessidade de praticar, acompanhar os noticiários e fazer ao menos uma redação por semana.

Já Éricka Castro, da Escola Estadual Deputado João Beltrão, em Coruripe, atribui o seu sucesso ao auxílio em sala de aula, afirmando que a professora Juliana DalFarra foi fundamental, tanto ministrando aulas envolventes quanto participando ativamente da correção detalhada de cada redação.

Outra estudante que se destacou foi Ana Carolina Freitas, da Escola Estadual Estadual Dr. Rodriguez de Melo, em Maceió. Ela ressalta a importância de ampliar o repertório por meio de música, séries, filmes e livros, contando também com o apoio da professora de Português, Redação e Literatura da sua escola, Margareth.

Para a professora Lívia Soares, todos os estudantes que obtiveram sucesso na redação souberam lidar com fatores como o nervosismo, aproveitando uma boa preparação para enfrentar os desafios da prova. Ela destaca a importância de abordar temas relevantes e contemporâneos, que seguem fazendo a diferença na preparação.

O resultado obtido pelos estudantes da rede estadual de Alagoas no Enem reforça a importância de projetos educacionais bem estruturados e do empenho dos alunos, mostrando que é possível alcançar bons resultados a partir de iniciativas focadas na preparação para esse tipo de exame.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo