ALAGOAS – Equipe itinerante do Hemoal coleta sangue no centro de Arapiraca nesta terça-feira, garantindo bolsas para atender a demanda.

Na manhã desta terça-feira, dia 18 de março de 2024, o Hemoal (Hemocentro de Alagoas) desembarcou no centro de Arapiraca com uma equipe itinerante para realizar a coleta de sangue. A ação externa aconteceu na Praça Marques da Silva, durante o horário das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Com o intuito de garantir um estoque adequado de bolsas de sangue para atender à demanda, o Hemoal realizou mais uma coleta externa. Além do requisito básico de boa saúde, os doadores precisavam ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar 50 quilos ou mais, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.

A supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, explicou que outros critérios precisam ser levados em consideração, como a proibição temporária para doadores que colocaram piercings, fizeram tatuagens ou ingeriram bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Além disso, doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite contraídas após os 11 anos impedem a doação de sangue de forma permanente.

Para os doadores habituais, homens podem doar novamente após dois meses e mulheres após três meses, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. No caso de dengue grave, é necessário esperar 180 dias após a recuperação completa, e em casos de contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é necessário aguardar um mês após o último contato.

A coleta de sangue é essencial para garantir o abastecimento dos bancos de sangue e salvar vidas. Portanto, iniciativas como a da equipe itinerante do Hemoal em Arapiraca são fundamentais para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo