ALAGOAS – “Emprego na indústria de Alagoas cresce 5,04% em 2023, aponta Caged, impulsionando desenvolvimento econômico no estado”

O setor industrial de Alagoas apresentou um crescimento de 5,04% no emprego em 2023, de acordo com dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Isso resultou na criação de 3.982 vagas com carteira assinada na indústria, com um saldo positivo de 35.847 contratações em relação a 31.865 desligamentos.

O setor de fabricação de produtos alimentícios registrou a maior alta na geração de empregos formais, com a abertura de 2.495 vagas, somando um total de 51.289 postos com carteira assinada. A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Maria Alice Beltrão, atribui o crescimento do emprego industrial ao trabalho do Estado em várias frentes, como os incentivos fiscais, investimentos em infraestrutura e parcerias com as empresas.

Em dezembro de 2023, o Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) aprovou incentivos fiscais para nove empresas, que totalizam um investimento de R$ 29,8 milhões na economia alagoana. O Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), criado com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do estado, tem sido fundamental nesse processo.

Além disso, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) divulgou que a venda industrial avançou 19,32% em outubro de 2023, indicando um crescimento significativo na movimentação econômica do estado. Outros setores, como a Construção Civil, Produtos de Matérias Plásticas e Borrachas, e a indústria Sucroenergética, também registraram aumentos nas vendas.

O Banco do Nordeste revelou que o setor produtivo local contratou R$ 3,713 bilhões em crédito em 2023, um aumento de 134% em relação ao ano anterior. O governador Paulo Dantas ressaltou que esses números demonstram o sucesso das políticas de atração de investimentos e o compromisso do governo estadual com a geração de emprego e renda.

O cenário favorável para a indústria alagoana é resultado de um trabalho conjunto entre o setor público e privado, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e a criação de novas oportunidades de trabalho no estado. E essa tendência de crescimento deve se manter nos próximos anos, fortalecendo a posição de Alagoas como um polo industrial em ascensão no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo