ALAGOAS – “Detran recebe orientações sobre Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo-Digital, que começará a funcionar de forma totalmente eletrônica”

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) recebeu orientações sobre a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo-Digital (ATPV-e) em uma reunião realizada nesta quinta-feira (28). A Gerência de Incidentes, Problemas e Configuração de Serviços do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (ITEC) se reuniu com a equipe do Call Center do Detran para alinhar os detalhes sobre o novo procedimento, que começará a funcionar de forma totalmente eletrônica a partir de segunda-feira (2). A ATPV-e é o documento que declara o acordo entre comprador e vendedor no ato da compra e venda de um veículo, e está em vigor desde janeiro deste ano.

A reunião teve como objetivo alinhar o processo de implementação da ATPV-e, que incluirá autenticação em duplo fator. O objetivo é agilizar e facilitar o processo de transferência de veículos, tornando-o mais seguro e eficiente. O gerente do Call Center do Detran, José Baptista Neto, destacou a importância do encontro para a equipe: “Essa equipe está sempre disponível e alinhada aos principais procedimentos de serviços do órgão, objetivando sempre prestar um atendimento de qualidade ao usuário daquele órgão”.

Para solicitar a ATPV-e, o vendedor precisa possuir um e-mail válido e o código de segurança do veículo. O processo de registro consiste em seguir três passos descritos no site do Detran. Após o registro, a ATPV-e será encaminhada ao e-mail do comprador. Já o comprador, para completar o processo de transferência, também precisa possuir um e-mail válido. Ele receberá um e-mail informativo sobre a inclusão da intenção de venda e poderá emitir a guia de transferência, que estará conjugada à vistoria. Após o pagamento das guias, o comprador deverá agendar a vistoria do veículo e dar entrada no processo de transferência.

Tanto o vendedor quanto o comprador precisam levar a ATPV-e ao cartório para reconhecimento de firma. Após o registro da intenção de venda, o vendedor receberá um link para emitir o documento. É importante que a ATPV-e seja impressa em boa qualidade e que as assinaturas sejam reconhecidas pelas partes envolvidas.

Em casos de erros no preenchimento, suspeitas de fraude, desacordo comercial ou desistência em relação à transferência de propriedade do veículo, o proprietário poderá solicitar o cancelamento da ATPV-e. Para isso, ele deverá agendar um atendimento para abertura de um processo administrativo e pagar as taxas de alteração e vistoria veicular.

A implementação da ATPV-e visa trazer mais agilidade e praticidade ao processo de transferência de veículos, além de garantir maior segurança nas transações. A partir de segunda-feira, os usuários poderão desfrutar das vantagens e facilidades oferecidas pela nova modalidade eletrônica.

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