ALAGOAS – “Detran capacita servidores para melhorar atendimento ao público em Alagoas”

Detran capacita novos servidores para aprimorar atendimento ao público

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu nos dias 3 e 4 de outubro uma capacitação para os servidores recém-empossados com o objetivo de aprimorar o atendimento ao público. O treinamento foi realizado no prédio-sede do órgão e contou com a participação de cerca de 50 novos servidores, que foram nomeados para desempenhar funções cruciais tanto em Maceió quanto nas 14 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

O principal objetivo do treinamento foi preparar a equipe, formada por gerentes e assessores técnicos, para o atendimento inicial relacionado às áreas de veículos, condutores e infrações. Durante o treinamento, foram fornecidas informações técnicas que servirão como base para o desempenho eficaz de suas funções no dia a dia.

Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran, destacou a importância do treinamento. “A ideia foi fazer um nivelamento para os recém-chegados, trazendo informações iniciais para que eles tenham esse primeiro contato. Após capacitados, vamos fazer outros treinamentos com os demais servidores. Já fizemos uma capacitação também com o Call Center, que é o pessoal que faz atendimento pelo telefone. E essa é uma segunda fase, que é com os servidores, que vão estar frente a frente com o usuário, e vão fazer de fato os atendimentos”, afirmou.

A capacitação foi dividida em dois momentos. No primeiro dia, foram abordadas questões sobre área de veículos, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e corregedoria; já no segundo dia, foram explanadas informações sobre infrações e condutores. Apesar de muitos serviços estarem disponíveis no site do Detran, o público ainda procura o atendimento presencial, que será executado pelos servidores. Por isso, o treinamento foi ministrado por outros servidores, que detêm o conhecimento das áreas operacionais.

Tamara Florêncio, gerente da 9ª Ciretran, localizada no município de Viçosa, ressaltou a importância da capacitação para o atendimento ao público. “O treinamento serviu para podermos aproveitar as informações referentes às atualizações dos sistemas, das resoluções e dos documentos que passam a ser digitais. Então, todas essas questões são importantes para estar atualizado. Embora o sistema e o site sejam claros, ainda existiam algumas dificuldades de como operacionalizar da melhor forma. Foi proveitoso, porque tivemos a oportunidade de encontrar quem executa o sistema, responde os nossos chamados e recebe as nossas dúvidas”, explicou.

Eduardo Lima, gerente de Articulação Regional do Detran, ressaltou a importância da aproximação entre os servidores e a sede do órgão. “Esse momento foi para isso: o pessoal do interior vir até a sede, para tirar dúvidas e para ter um relacionamento mais próximo. O nosso objetivo é ter mais velocidade na ponta para o usuário, o nosso cliente, seja mais bem atendido, porque os servidores vão estar bem mais preparados”, ressaltou.

Com o treinamento, o Detran espera oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos, garantindo eficiência e agilidade nos serviços prestados. A capacitação dos servidores é fundamental para que eles possam lidar com as demandas e necessidades do público de forma eficaz.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo