ALAGOAS – “Cria e IMA assinam termo de cooperação para projeto sustentável em creches visando a primeira infância”

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria da Primeira Infância (Cria) assinaram um termo de cooperação para iniciar o projeto Cultivar Água Cria Vida, que tem como objetivo promover práticas sustentáveis relacionadas à água em creches. A solenidade de assinatura aconteceu no Palácio República dos Palmares e contou com a adesão de seis municípios ao projeto.

O Projeto Cultivar Água Cria Vida está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU) e visam garantir paz e prosperidade para as pessoas. A parceria entre o IMA e o Cria busca desenvolver ações que promovam reflexões e práticas relacionadas a esses objetivos nas creches Cria, por meio de processos formativos envolvendo os profissionais e práticas pedagógicas com as crianças atendidas.

Durante a solenidade, prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas das secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente participaram do lançamento do Cultivar Água Cria Vida. Na ocasião, foi assinado um termo de adesão para a implantação do projeto nas creches dos municípios de Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Rio Largo, Pilar, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

O escopo do projeto estabelece as responsabilidades de cada entidade envolvida. A Secretaria da Primeira Infância ficará responsável por articular com as secretarias municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente a realização das ações, além de garantir a participação dos profissionais que atuam nas creches, a provisão de materiais e a elaboração do relatório final. O IMA irá gerenciar a implantação do espaço pedagógico da horta medicinal e ministrar os momentos formativos sobre o uso consciente da água. Já os municípios contribuirão com a mobilização do público-alvo e apoio operacional e técnico para a execução do projeto.

O projeto terá um monitoramento constante, com encontros virtuais e presenciais para acompanhamento das ações previstas. A construção da horta medicinal será um dos principais indicadores de execução do projeto.

Para a superintendente da Primeira Infância, Thalyne Araújo, a parceria com o IMA fortalece o trabalho realizado pelo Cria em educar e conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental. O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, ressaltou que a assinatura do termo de cooperação é o primeiro passo para uma construção maior dentro das creches Cria, levando educação e conscientização ambiental para todos os envolvidos.

A prefeita de Coqueiro Seco, Decele Dâmaso, ressaltou a importância do trabalho integrado e acredita que a parceria entre as instituições trará resultados positivos. O evento também contou com a presença da secretária executiva de Integração Social do Gabinete Civil, Júlia Casado.

O projeto Cultivar Água Cria Vida representa um avanço no desenvolvimento de práticas sustentáveis em creches e reforça a importância de conscientizar desde cedo as crianças sobre a preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo