ALAGOAS – Consórcio Nordeste lança Cena Nordeste Festival, unindo nove estados da região em encontros culturais ao longo de 2024.

O Consórcio Nordeste lançou oficialmente na tarde desta quinta-feira (18) o Cena Nordeste Festival, um evento artístico-cultural inédito que irá reunir os nove estados da região em uma série de encontros ao longo de 2024. Esses encontros ocorrerão em cada uma das capitais nordestinas e abrangerão oito diferentes linguagens culturais.

A solenidade de abertura do festival ocorreu no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE), contando com a presença das governadoras Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, que é a atual presidente do Consórcio Nordeste, e Raquel Lyra, de Pernambuco, anfitriã do evento.

O Cena Nordeste Festival é uma iniciativa gestada em 2023 pela Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste e começa a ser executada em 2024 através do esforço conjunto dos nove estados. Cada um dos encontros terá um intercâmbio nas linguagens de audiovisual, grafite, teatro, dança, circo, forró, cultura popular e música.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do projeto, enfatizando que o Cena Nordeste tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os estados da região, fortalecer a identidade nordestina e impulsionar o desenvolvimento econômico através do turismo cultural. Ela ressaltou que o festival busca democratizar o acesso à cultura, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos.

Os próximos encontros do Cena Nordeste estão programados para ocorrer em diversas capitais nordestinas ao longo do ano, com a participação dos nove estados. O festival incluirá exibições de curtas-metragens, espetáculos de teatro, circo e cultura popular, apresentações de forró, dança e música, além de produção de grafites, sempre com acesso gratuito ao público local.

O lançamento do evento marcou o início de uma iniciativa que promete valorizar e celebrar a diversidade cultural do Nordeste, além de fortalecer os laços entre os estados da região. O Cena Nordeste Festival é fruto da união e colaboração dos nove estados do Consórcio Nordeste, e representa um marco importante para a cultura e a arte nordestina.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo